Análise - A Banda - Chico Buarque
Vencedora do II Festival de Música Popular Brasileira no ano de seu lançamento, em 1966, dividindo o prêmio com Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, A Banda é uma das canções brasileiras de maior sucesso em seu tempo e continua a agradar ouvidos e encantar pessoas de diferentes idades até hoje.
Com uma letra que buscava o lirismo das cantigas populares e diferenciava-se das pesadas músicas de protesto da época, A Banda ganhou seu espaço levando, como bem disse Carlos Drummond de Andrade, o "amor" como vacina "contra o feio, o errado, o triste, o mau, o absurdo" que os brasileiros presenciavam na época da Ditadura.
Uma das características d'A Banda é seu ritmo pausado, cantarolado, que facilita a apreensão da letra e da melodia, sendo um dos motivos pela popularidade dela.
Para manter esse ritmo, Chico Buarque utilizou algumas artimanhas literárias na letra o que faz com que, além de popular, A Banda seja uma música de qualidade, demonstrando que essa dicotomia não existe, como muitos pregam por esse mundo afora.
Vejamos como a letra se constrói:
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Aqui, Chico usa redondilhas maiores (versos heptassilábicos) com tonicidade nas sílabas (...)
Leia o artigo completo no bog Poesia e Escrita http://poesiaeescrita.blogspot.com.br/2012/06/analise-banda-chico-buarque.html