O Sentimento na Poesia
Há algum tempo venho tentando mostrar, com textos de Teoria e Análises, e com exemplos de mestres poetas, o que é Poesia e como fazê-la. Porém, a ideia de que Poesia é um texto lamurioso sobre as dores e os amores do autor, ou seja, de seus sentimentos, é tão arraigada que é até difícil falarmos sobre Poesia sem sermos taxados de "sonhadores" ou "sensíveis".
Mas acontece que a Poesia não é nada disso. É óbvio que se um autor quiser escrever sobre um sentimento seu, não há nenhuma Patrulha Poética que vai lhe censurar o texto. Até Carlos Drummond de Andrade, que explicita tão bem esse assunto no seu poema "A procura da poesia" (tratado em meu post Metalinguagem - A poesia sobre poesia) já escreveu poemas sobre sentimentos.
A grande questão aqui é que se você sabe fazer Poesia, você pode escrever sobre qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo (inclusive sentimentos)! Um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos (para mim o maior), João Cabral de Melo Neto, tem como tema de um de seus poemas mais elogiados pelo mundo afora, um ovo. Exatamente! A Poesia toda é sobre UM OVO! E é linda!
Leia o artigo na íntegra no blog Poesia e Escrita http://poesiaeescrita.blogspot.com.br/2012/06/o-sentimento-na-poesia.html