ALTERAÇÕES NO POEMA ORIGINAL

Ressalte-se que, em regra, o autor não faz ou não sabe fazer ou não quer fazer mudanças no texto inicial, em parte por estar ‘barrado’ psiquicamente pela emoção, principalmente no primeiro momento de criação, “a inspiração”. É esta variante de emocionalidade que não lhe permite pensar sobre a lavratura do poema, sobre a tradução do fato real que o fez "entrar em estado de poesia", principalmente no escrito originário das inquietações do lírico-amoroso... A rigor, ele não “sente” o poema, e, sim, o fato que lhe deu o mote para a eclosão da criatividade... Somente a aceitação da tese de que há dois momentos de criação para o texto é que permitirá que o seu criador defina forma, formato e conteúdo a fim de fixar o poema em definitivo, logrando o equilíbrio entre a emoção e a razão. Além da centelha emocional, sim, há lugar para a intelecção e o conhecimento subjacente, dentro do poema...

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

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