Teoria Musical #001: Dica - COMO COMPOR UMA MÚSICA 1/4

Teoria Musical #001: Dica - COMO COMPOR UMA MÚSICA 1/4

Bosco Esmeraldo

Em princípio, compor uma música, melodia é uma tarefa muito fácil, embora pareça um tanto quanto difícil.

Todo ser humano já nasce com esse dom latente e a primeira canção que executa é um nítido choro em resposta à percutida e bem dosada palmadinha do bumbum.

Se observarmos os gorjeios do cantor nascituro, logo perceberemos uma musicalidade inata. Nascemos pra cantar. Muitos conservam e desenvolvem essa habilidade. Outros, sucumbem ante as agruras da vida e há ainda os que aproveitam experiências bom ou ruins e a transformam e verdadeiras obras primas.

Com o advento da música RAP (Rithm And Poetry - Ritmo e Poesia), ninguém mais tem a desculpa que não sabe cantar. Basta ter ritmo e cadencia e sair recitando os acontecimento do dia a dia.

Lendo recentemente uma obra antropo-missionária sobre a tribo Konkombas, pude notar 100% desses nativos compõem e cantam inúmeras canções. Tudo o que aprendem se transforma, na hora, numa canção e repetem indefinidas vezes até mentalizarem e "DeeNeAzerem"* o que aprenderem.

Assim, baseado nessa minha convicção, todos nascem com o dom musical embutido em si, só os que ousam e expor e pagar micos conseguem se impor e desenvolver sua musicalidade.

A música é algo extraordinário. O livro, a leitura mexe com o intelecto do leitor; fortalece a mente, a razão. O fisioculturismo e a boa alimentação fortalece o corpo físico, a matéria. As orações, leitura bíblica fortalecem a alma e o espirito.

A música tem um poder transcendente e é único elemento que mexe ao mesmo tempo com o espírito, a alma e o corpo. 

Se prestarmos atenção, a música nos cerca a todo instante. Está ali por perto, somente à espera de um ouvido sensível para a transpor o precioso achado do plano virtual para o real, escrevendo, registrando e publicando.

Você já se deparou com alguma situação que consegue vislumbrar a solução do problema surgente? Você não sabe como expressar a idéia, mas ela está ali, entalada, pronta a ser usada.

Na música ocorre algo semelhante. Quando ouvimos uma seqüência de sons harmônico. De repente, sem menos esperar, você consegue ouvir lá dentro de si, uma musiquinha, como se estivesse surfando na crista da onda daquela seqüência harmônica. Se você consegue "visualizar" isso que acabo de dizer, certamente é um músico e ainda não havia se dado conta.

O primeiro passo é procurar aprender a tocar algum instrumento musical. Quem sabe, flauta, violão ou piano ou teclado. Seria interessante você procurar algum músico disponível para ensinar. Não aconselho fazer comi que que meti as caras e aprendi sozinho, à furas penas. Asseguro que é o pior método e ainda aprendemos cacoetes difíceis de largar depois.

Por hoje, é só. 

Se eu sentir algum interesse dos leitores, poderei continuar com a seguinte aula, entrando mais fundo na composição propriamente dita.

Que as ricas bênçãos do SENHOR estejam sobre cada um.

=========================

(*) DeeNeAzerem = licença poética expressando a idéia de "internalizar até fazer parte da medula".

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 18/05/2012
Reeditado em 06/07/2015
Código do texto: T3674724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.