Sobre Haikai e Poetrix
Quando estive em contato com Haikais e Poetrix, ainda desconhecendo bastante a teoria sobre ambos, confundi um com o outro e às vezes, ainda o faço. Por essa razão, e vendo que muitos outros colegas poetas amadores como eu também o fazem, decidi estudar e repassar informações, não com teor histórico de cada um, mas no teor estrutural e contextual poético que os aproximam e os diferem:
Assim baseado em estudos de teóricos, vários estudiosos os quais me antecedem, elaborei uma ligeira sítese, que talvez, ajude aos meus nobres colegas em sua construção poética e a mim mesma, sempre que houver dúvidas no tocante aos Haikais e aos Poetrix.
Assim baseado em estudos de teóricos, vários estudiosos os quais me antecedem, elaborei uma ligeira sítese, que talvez, ajude aos meus nobres colegas em sua construção poética e a mim mesma, sempre que houver dúvidas no tocante aos Haikais e aos Poetrix.
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Haikais (ou da forma aportuguesada Haicai):
*A construção poética clássica (de origem oriental, japonesa) não admite título.
*É um terceto.
Tem como estrutura fixa uma estrofe com dezessete sílabas métricas, distribuidas em três versos assim constituidos:
1º - com 5 sílabas;
2º - com 7 sílabas, e
3º - com 5 sílabas métricas.
* Faz referencia: a elementos da natureza, a eventos particulares (não generalizados), e ao tempo presente, não no passado.
Tem como estrutura fixa uma estrofe com dezessete sílabas métricas, distribuidas em três versos assim constituidos:
1º - com 5 sílabas;
2º - com 7 sílabas, e
3º - com 5 sílabas métricas.
* Faz referencia: a elementos da natureza, a eventos particulares (não generalizados), e ao tempo presente, não no passado.
Obs.: A forma moderna ocidental, segundo alguns autores, admite a utilização de título.
Exemplo de um haikai:
1 2 3 4 5
há/ fo/go/ na/ flor/ (5 sílabas métricas)
1 2 3 4 5 6 7
ar/ti/fí/cio/ na/ta/li/no (7 sílabas métricas)
1 2 3 4 5
cri/an/ça/ fe/liz/ (5 sílabas métricas)
(de Manis)
Analisando: não possui um título, a palavra há - é verbo no tempo presente do indicativo, e o tema refere-se a um evento particularizado (cena natalina).
Poetrix (considerado, por alguns estudiosos, como um filho do Haikai):
* É um terceto - uma estrofe que admite-se no máximo trinta sílabas métricas em sua construção, distribuiddas em três versos, e título;
* Sua principal característica:
-ser minimalista (conciso).
-ser minimalista (conciso).
* Outras características:
-polissemia (poli="muitos" e sema= "significados"; possibilidade de várias leituras);
- visibilidade (exploração de imagens);
-multiplicidade (expressões plurais);
-ser inusitado (causar "susto" no leitur, surpreender)
- e possuir originalidade.
-polissemia (poli="muitos" e sema= "significados"; possibilidade de várias leituras);
- visibilidade (exploração de imagens);
-multiplicidade (expressões plurais);
-ser inusitado (causar "susto" no leitur, surpreender)
- e possuir originalidade.
Exemplo de um poetrix:
Título: TUDO E QUASE NADA
Texto: Transborda alado e colorido
Nas bordas quase floridas
De uma ilusão.
(de Nina Costa)
*Obs.: Nota-se que neste exemplo houve rima, mas não há necessariamente que haver (rimas são dispensáveis). Deve-se explorar bastante o título, que não entra na contagem das sílabas métricas e dá ao poeta uma gama de possibilidades...
**Obs.: Sílabas métricas ou poéticas são as sílabas que compoem os versos, que são contadas até a última sílaba tônica (forte) de cada verso. Não confundam sílabas métricas com sílabas gramaticais.
Por enquanto é só!...
**Obs.: Sílabas métricas ou poéticas são as sílabas que compoem os versos, que são contadas até a última sílaba tônica (forte) de cada verso. Não confundam sílabas métricas com sílabas gramaticais.
Por enquanto é só!...
Irene Cristina dos Santos Costa - Nina costa, 01/03/2012