NOTURNO

Talvez muitos não conheçam este estilo de poesia, porque nem se tem aqui no Recanto um espaço só para ela como se tem para o soneto, cordel, rondel... Então, aqui faço minha contribuição para que mais pessoas o conheça. Quem quiser ver e saber mais como é um noturno, leia meu poema Noturno:

Este termo, como os de barcarola e berceuse, é mais empregado na música. A música é uma forma de composição com caráter meditativo de um vago devaneio, criada por Field e consagrada por Chopin. Em arte literária podemos conceituá-lo:

"É um poema lírico peculiar do movimento pré-modernista hispano-americano. Caracteriza o noturno: a intensidade lírica, o ritmo métrico de peculiar tom elegíaco, e a densidade melancólica que utiliza frequentemente, como elemento estético, a sombra sugestiva da noite, à maneira de manto de tristeza." (Gayol Fernandez, op. cit., 131, II). Tirado do livro: Teoria Literária, escrito por Hênio Tavares.

Cairo Pereira
Enviado por Cairo Pereira em 23/10/2011
Reeditado em 09/04/2013
Código do texto: T3293841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.