O Pensar Crítico

O ensino socializou o conhecimento.

A aquisição do conhecimento possibilitou ao aprendiz tornar-se difusor de idéias.

A difusão das idéias possibilitou a participação de um número cada vez maior de pessoas nas decisões que interessavam a todos.

A propagação do pensar participativo possibilitou a crítica e esta ao final, deu e dá condições de crescimento ao indivíduo, senão a evolução do grupo.

Quando as idéias são exclusivas e privadas há estagnação.

Quando um grupo pensa o todo cresce, porque é do somatório de idéias e de sua conseqüente depuração pela crítica que o processo civilizatório se desenvolve.

As idéias originadas de um grupo dão vazão a uma conscientização da necessidade de manutenção de uma postura social.

Quanto mais o homem participar do pensar acerca do que é uma conduta perniciosa, ao ponto ótimo social, mais entenderá que é necessário manter um padrão de conduta uniforme e mais terá condições de eleger condutas que devem ser elevadas a condição de socialmente vedadas.

Há homens que não se adéquam ao querer evolutivo.

O homem “jumper” puxa para baixo, quando todos querem subir.

São homens que fragmentam a busca do ideal coletivo.

(...) e assim a sociedade se desenvolve

Rara orquidia negra
Enviado por Rara orquidia negra em 19/09/2011
Reeditado em 19/09/2011
Código do texto: T3229005
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