O Pensar Crítico
O ensino socializou o conhecimento.
A aquisição do conhecimento possibilitou ao aprendiz tornar-se difusor de idéias.
A difusão das idéias possibilitou a participação de um número cada vez maior de pessoas nas decisões que interessavam a todos.
A propagação do pensar participativo possibilitou a crítica e esta ao final, deu e dá condições de crescimento ao indivíduo, senão a evolução do grupo.
Quando as idéias são exclusivas e privadas há estagnação.
Quando um grupo pensa o todo cresce, porque é do somatório de idéias e de sua conseqüente depuração pela crítica que o processo civilizatório se desenvolve.
As idéias originadas de um grupo dão vazão a uma conscientização da necessidade de manutenção de uma postura social.
Quanto mais o homem participar do pensar acerca do que é uma conduta perniciosa, ao ponto ótimo social, mais entenderá que é necessário manter um padrão de conduta uniforme e mais terá condições de eleger condutas que devem ser elevadas a condição de socialmente vedadas.
Há homens que não se adéquam ao querer evolutivo.
O homem “jumper” puxa para baixo, quando todos querem subir.
São homens que fragmentam a busca do ideal coletivo.
(...) e assim a sociedade se desenvolve