O USO DE MAC GUFFINS ( maquigúfins ) ___série Recursos para Narradores

"Você já leu o Artigo 26 ?

ou sabe a história da Galinha Pedrês ?...

E me traduza (USA!___USA!___USA!)

aquele roque

para o Português !...

A ignorância é indigesta pro freguês! ..."

ARTIGO 26 ___ Ednardo e o Pessoal do Ceará.

( em Bloguedesletras )

O Mac Guffin ( máquigúfin ) é muito usado pra movimentar

a narrativa. O termo foi cunhado pelo mestre das surpresas,

Alfred Hitchcoch. Um Mac Guffin é um recurso muito usado

nas narrativas cinmatográficas. Pode ser, contudo, utilizado

em toda "contação" de história que requeira movimentação,

chegando até a ritmos alucinantes! O "Mac" consiste no se-

guinte : alguma coisa concreta e ao mesmo tempo "inconcre-

ta" que movimenta o núcleo dramática ___ o gancho da his-

tória ( tradição inglesa chama a este núcleo de "plot" ).

Todas as vezes que os personagens vão em busca de um

objeto que os faz envolverem-se em vário episódios, inume-

ráves ações, temos um Mac Guffin.

Na clássica história "O Falcão Maltês" ( Dashiel Hammet ),

o Mac Guffin é uma relíquia da ilha de Malta ___um falcão

em pequenina estátua ___ e tudo gira em torno de sua bus-

ca ____ o que faz a nrrativa plena de suspense!...

O Mac Guffin é intercambiável.

Você pode substituí-lo sem alterar a esencialidade do en-

redo. Se em vez do falcão fosse uma pintura célebre o obje-

to de procura, a "movimentação" da história seria a mesma.

Embora a palavra Mac Guffin seja recente, sua técnica

é bem antiga; tradicional. No teatro ele é chamado de "To-

são ou Velocino de Ouro", aludindo às aventuras de Jasão

e seus companheiros que o buscaram numa localidade lon-

gínqua. (Era o pelo de um Carneiro de Ouro ___daí Velocino ).

Jasão e seus companheiros heróis eram os Argonautas . Os

navegantes da Nau Argo___seu veículo.

O Mac Guffin tem a propriedade de ser altamente imate-

rial .

Um recurso lógico.

A tarefa de escrever, a Literatura, está contida na Lógi-

ca___sendo uma Lógica Especial que explora todos os recur-

sos da Alma e da Psique humana ___e isto através do Pensa-

mento ( que inclui a imaginção !...).

Agora, se um objeto tem participação concreta na histó-

ria ___ ex.: uma faca mencionada numa cena, mas que identi-

fica posteriormente um asassino ___não se trata aí então de

um Mac Guffin, mas de um Checov Gun ( Chécov Gan )__Pis-

tola de Checóv ?... ___ qual seria a origem do termo ?!...___.

Os filmes de aventura ____como os de Indiana Jones ___

usam muito o Mac Guffin.

Será sempre um recurso ___ e apenas isso ___ a movimen-

tar a trama.

Há uma piada clássica sobre a "imaterialidade" dos Mac

Guffins:

Num trem, um homem reparou em outro segurando uma es-

tranha valise. Vencido pela curiosidade, finalmente perguntou:

"Afinal, o que você carrega nessa valise ?..." "É um Mac Guffin

..."___disse o outro, sorrindo. " E o que é um Mac Guffin ?" E

o outro, continuando a sorrir, respondeu : "Um Mac Guffin é u-

ma espingarda especial para matar leões nas altas e escarpa-

das montanhas da Escócia!..." Surpreso, o outro assinalou :

" Mas, ao que eu saiba, não existem leões na Escócia !...""En-

tão, meu caro, não existe Mac Guffin !" ___concluiu o outro,

piscando um olho e sorrindo.

Em "Tempo de Violência " ( Pulp Fiction ) do Diretor Ta-

rantino, seus dois executores realizam uma vingança em tor-

no de uma maleta, cujo conteúdo não é mostrado. Serve ape-

nas para desencadear a Vingança. É um claro Mac Guffin.

O Mac Guffin não precisa ser usado em toda a história. Po-

de movimentar apenas parte dela. É mais um recurso, nessa

tarefa bonita que é retratar, transfigurando, a Vida.

NOTA

Alfred Hitchcoc (1899___1980) é um Mestre não só

do suspense, mas da narrativa. Hitchcoc dava-se

ao luxo de revelar muitas vezes o "vilão" nos inícios

da história. Mesmo asim mantinha o interesse ,pelo

diálogo e pela contextura ultra-interessante dos

personagens.Sua obra tem muitos toques de humor

( afinal, era inglês! ). Aparecia em pontas brevíssi-

mas nos seus filmes ( Onde está Wally?...) o que e-

ra um inetresse especial em suas "fitas". Sua obra

clásica é Vertigo ( Um Corpo que Cai ). Psicanaliti-

camente, nela, um homem faz o percurso ( trági-

co ) em busca do seio bom materno, que, ao que

tudo indica, lhe foi negado, vestindo sua fantasia

na figura de uma criminosa. Toda a obra é surpreen-

dente. Ancorada na bela paisagem da Baía de

São Francisco, metonímia para a ideia de Seio, Se-

gurança e Abrigo. Outras obras importantes : Psi-

cose e Frenesi.

____* ____

Imaginei uma Aranha Pacífica

( A Ideia de Aranha criada ao Sonho

de Deus num casulo de um Mundo de Paz ).

Ela apenas ajuda, fazendo

conexões.

Liberta os insetos para um voo Maior. Nunca os

devora, só preserva... Sua Luz, por respeito àquele

ponto de Deus

que quis fazê-los todos os pontos!...

Árvore com bons frutos

sempre despendurados :

Alimentam !

(Só se alimenta, a Aranha, do poder restaurador

____a luz dentro das gotas de orvalho!...___

____ esses cantis para todas as sedes !...)

O Sonho de Linus ( e muitos muitos outros ) sendo

realizado.

Suas Conexões tecem um Infinito

Todo Humano

Sonho da Comunicação de Deus (Bom )

Sol,

e suavizado de luar

em toda tela/ Terra !...

____ * ____

Acessem ,Amigos, meus outros Textos.

São o meu "livro"

um sol que sai do recanto da Alma

com a propriedade (modesta ) de estender

seus raios em ramo de FLOR.

São parte da minha alma!...

escritos, pra você, com muito Amor !...

Abraços na Eterna Luminosidade do

Jorge Sunny

Jorge Sunny
Enviado por Jorge Sunny em 20/05/2011
Código do texto: T2982158