Paráfrase
A paráfrase consiste em reescrever com suas palavras as idéias centrais de um texto. Consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de síntese, clareza e precisão vocabular. A paráfrase mantém o sentido do texto original.
A paráfrase é um texto que procura tomar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de “tradução” dentro da própria língua.
O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a idéia do texto. Além disso, são exigências de uma boa paráfrase:
1- Utilizar a mesma ordem de idéias que aparece no texto original;
2- Não omitir nenhuma informação essencial;
3- Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original;
4- Utilizar construções que não sejam uma simples repetição daquelas que estão no original e, sempre que possível, um vocabulário também diferente.
ATENÇÃO:Não confunda “paráfrase” com “perífrase”, este é a substituição de um nome comum ou próprio por um expressão que a caracterize. Nada mais é do que um rodeio de palavras. Por exemplo: Última flor do Lácio (língua portuguesa), Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro), o poeta dos escravos (Castro Alves) etc.
Fonte: Apostila Solução