A FILSOFIA E A POLITICA

O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou a Cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.

Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), política "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na pólis de todas as outras formas de convívio humano".

Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.

Ainda existem algumas divergências sobre o tema, para alguns política é a ciência do poder e para outros é a Ciência do Estado. O pensamento filosófico não se flexiona diante de circunstancias A ou B, ele deve se preservar íntegro diante de qualquer situação ou será filosofia vã. Para a pura e autêntica filosofia, não existe “mas” ou “se”, “a não ser”. Um princípio só se modifica se forem definitivo, para o aperfeiçoamento do idéia filosófica, fechando lacunas. Quem tem a paz como princípio filosófico, por exemplo, é pacifista em qualquer circunstância, porque busca estabelecer a paz como parte de uma verdade. Então não tentaria justificar o empreendimento da violência de acordo com conveniências quaisquer. A humanidade ainda não teve o prazer de conhecer esta pura filosofia, inflexível, de uma ética inabalável, aplicada à política, ao menos não em política partidária, que vise a chegada ou permanência no poder, seja por vias democráticas ou revolucionárias. E para edificarmos os termos coerentes para o desenvolvimento de um povo e de uma nação. Este ano 2010 teremos a prova mais uma vez que o povo exerce o direito de escolher os seus governantes, seja homem , seja mulher, mas que seja alguém de mente pura e consciente que o poder é do povo e para o povo, pois não podemos permitir que o poder fique nas mãos de uma só pessoa.

Antonio dos Anjos
Enviado por Antonio dos Anjos em 01/11/2010
Código do texto: T2590596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.