A   POESIA

          A POESIA é a forma maior da expressão escrita de um escritor. Traduz sensibilidade, emoção, encanamento, beleza. É o caminho pelo qual se busca com as palavras, quer elas colocadas em forma de combinações e rimas.

          A POESIA descreve todos o encantos inspirados como encontro de reciprocidade e descrições filosóficas, bucólicas, descritivas, poetrix, narrativas, haikais, indrisos ou poeticamente como contador de prosas e versos. Emite alegria, tristeza, solidão, companheirismo, sentimento, reciprocidade e amor.

         Tem também o seu conteúdo na música como acordes de um sonhador. Nos relatos a magnitude de épocas, origens, conhecimentos e tradições. É pois, muitas vezes históricas quando demarcam retrospectivas de um povo ou de uma civilização. É pessoal nos desabafos de registros do momento e passagens. Escreve-se poetizando como um estilo criativo evidenciado pelo gênero nas categorias múltiplas inclusas em: recordação, saudade, educativa, alegria, sonhos, fantasias, passagens.

          A poesia pode ser considerada como o retrato da alma, do tudo retido e levado à escrita somado aos versos ligados às estrofes ou simplesmente à conversa de uma prosa poética. É o encanto figurativo do máximo passado pela rapidez das palavras, deixando enlevo da sutilidade até complexidade.

         A POESIA como arte pode vir antes da escrita, porque é puro sonho na busca do que realmente existe dentro do poeta.

         Escreve-se de forma poética para melhor entendimento, isso desde os mais remotos tempos dos registros da história da humanidade.

        A POESIA é um gênero lírico, uma das sete artes tradicionais. Retrata algo para se acontecer, dependendo da imaginação do autor e leitor. Ela tem a sua forma estética: em louvar de algo de alguém ou ao contrário quando for satírica e até no sentido de sua imaterialidade junto dos aspectos metafísicos.

        A POESIA mostra a capacidade do poeta na sua alta forma da linguagem oral e escrita, de todas as riquezas interiores transmitidas nos sonhos, fantasias e realidades.

       A POESIA se distribui entre alguns gêneros poéticos: a-) LÍRICO (rápido, retrata um momento, um instante emocional) b-) ÉPICO (de longa extensão, narrativo, abordando temas, uma epopéia).

     A POESIA se difere de POEMA. A POESIA é o que dá emoção ao texto, enquanto POEMA é a forma de como está escrito o texto. A diferenciação entre ambas é grande!

      Definir a POESIA é um longo caminho. Somente o poeta até um trovador estaria fazendo dessa arte a sua vida no contexto longo do tudo existente e conceituado dentro dele para as realezas do bem viver e sonhar.

      A tudo isso abraçamos: o dom poético existido no interior de cada ser, bastando interiorizá-lo, desenvolvendo encantos, mesmo pincelando palavras filosoficamente escritas.

                

Teoria
Autor:Prof.Roangas-Rodolfo Antonio de Gaspari
Imagens:Google



roangas
Enviado por roangas em 20/10/2010
Reeditado em 25/10/2010
Código do texto: T2568675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.