Por que dividimos a Literatura em períodos?
O mundo real, que serve de ponto de partida para a literatura, é dinâmico. Isso significa que a concepção de mundo varia de acordo com a época, ocasionando assim mudanças na maneira de expressar a realidade.
Cada época tem, portanto, um estilo: conjunto de características específicas e semelhantes que se refletem na arte, na ciência, na religião, nos costumes em geral. A essa semelhança na maneira de conceber e expressar a realidade chamamos de estilo de época.
As datas que delimitam essas épocas literárias são convencionais. Na verdade é difícil precisar o início e o fim de cada período, devido às seguintes razões:
a) Dois ou mais estilos podem coexistir numa mesma época;
b) O que determina a denominação de cada período é o predomínio e não as ocorrências exclusiva de determinada forma de expressão literária;
c) A escolha das datas obedece, fundamentalmente, a dois critérios:
- histórico: que se apóia em acontecimentos de importância política e social para indicar o começo e o fim de cada estilo de época;
- literário: baseado no aparecimento de uma obra que reflete uma significativa mudança em relação ao estilo anterior.
A Literatura Brasileira não apresenta os mesmos estilos de época que a Literatura Portuguesa, uma vez que o Brasil só foi descoberto em 1500. A coincidência de estilos se observa, por isso, apenas a partir do Barroco.