Poesia.

Gêneros poéticos

Permitem uma classificação dos poemas conforme suas características. Por exemplo, o poema épico é, geralmente, narrativo, de longa extensão, eloquente, abordando temas como a guerra ou outras situações extremas. Dentro do gênero épico, destaca-se a epopéia. Já o poema lírico pode ser muito curto, podendo querer apenas retratar um momento, um flash da vida, um instante emocional. Poesia é a expressão de um sentimento, como por exemplo o amor. Vários poemas falam de amor. O poema, é o seu sentimento expressado em belas palavras, palavras que tocam a alma. Poesia é diferente de poema. o Poema é a forma que se está escrito e a poesia é o que dá a emoção ao texto.
 
Poesia existencial

Poesia
cujos temas são grandes experiências da vida, como a angústia, a dúvida, a solidão, a velhice, a morte. No modernismo brasileiro, os poetas da chamada "geração de 1930"   e cuja expressão é marcada. (Drummond, Murilo Mendes, Vinícius de Moraes), oferecem em sua obra grandes exemplos desse tipo de poesia. Drummond, sobretudo, enfatiza  em poemas célebres o impasse existencial (E agora José?),a velhice (Dentaduras duplas e Versos à boca da noite, por exemplo), a dúvida e o desengano filosófico (A máquina do mundo, etc).

 Poesia lírica

Poesia
centrada na primeira pessoa do discurso (o eu lírico), que não deve ser confundido com o poetasubjetividade.
poema lírico
são emoções do sujeito (o eu lírico) expressas em forma musical (por isso o nome lírica) indica o acompanhamento musical da lira poema lírico tende a ser breve como a canção e obedece a um ritmo associativo (conexão emocional dos sentidos e das imagens)

Poesia social


Poesia
que enfatiza questões políticas e sociais. No Brasil, grandes exemplos são, no Romantismo, a poesia abolicionista de Castro Alves e, no Modernismo, os poemas de Carlos Drummond de Andrade escritos na altura da Segunda Guerra Mundial e publicados em seu livro A rosa do povo (1945).
 
(Wikipédia)

Para a minha nova amiga "Jovi"

Imagem Google.