Como escrever textos (Maria Tereza Serafini) - Como si fa um tema in classe - LIVRO A capacidade de escrever bem pode ser considerada uma técnica que nos ajuda a elaborar nossos pensamentos nos aspectos descritivos, argumentativos ou narrativos. A produção de idéias e a produção do texto pode ser aprimorada com um estudo sistemático de textos de autores famosos e de artigos diários em livros, jornais, revistas, blogs e outras mídias na internet que afloram em todas as partes. Tive a oportunidade de participar de um curso de pós-graduação nesta área, na Univille (Universidade de Joinville - SC) com o apoio da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e uma das disciplinas era a produção e elaboração de textos. Como foi indicado o livro: COMO ESCREVER TEXTOS de Maria Tereza Serafini, recomendo aos amigos escritores deste Recanto das Letras e de outros Cantos e Recantos para que analisem com carinho e dedicação as "dicas"e informações desta autora italiana que poderão ampliar seus conhecimentos nesta área. Boa sorte e bons e produtivos textos, escritos por todos recantistas e apaixonados pela literatura! === A italiana Maria Teresa Serafini, especialista em Linguística e professora do ensino médio mostra neste livro um pouco da sua experência como educadora demonstrando que o trabalho de produção textual é questão de prática de estudo, de vivência escrita e ativa na arte de contar histórias e narrar fatos e acontecimentos. A coerência e coesão são elementos constituintes de qualquer redação. Sua obra abrange dois pontos de vista diversos, do aluno e do professor, provocando a interação entre ambos e promovendo a construção de um saber unitário e participativo. Ao aluno é proposto que organize um plano para sua composição, ordene suas idéias por meio de grupos associativos e mapas mentais, organize o texto e faça uma revisão do conteúdo e da forma para tornar o texto mais legível. O professor, por sua vez, encarrega-se da correção e da avalição das composições, norteando o aluno com um título para a redação, o qual fornece mais segurança ao aluno e permite que seus pensamentos estejam direcionados para apenas um foco descritivo. Serafini destaca algumas características indispensáveis a serem observadas no momento de escrever uma redação como o destinatário, o objetivo do texto, o gênero, o papel do redator, o objeto da redação, o comprimento do texto e os critérios de avaliação. Em contrapartida como trabalho de escrita reservado ao aluno é destinado ao professor um papel de observação atenta no momento de concepção das idéias que serão a base da composição, ou seja, no tempo que é dado ao aluno para que trabalhe com as imagens e recordações que utilizará no texto. São estas idéias que muitas vezes, ou por falta ou por excesso tornam tão dificil a criação de uma redação. A autora ao incentivar a prática de uma boa escrita conscientiza alunos, professores e a sociedade em geral da necessidade da leitura, ainda mais para quem trabalha com palavras. Ao final do livro salienta a importância do resumo na elaboração textual como uma prova real da consistência textual. Fonte: http://pt.shvoong.com/books/483753-como-escrever-textos/ |
Beckhauser |
Publicado no Recanto das Letras em 01/08/2010 Código do texto: T2411858 |