O que é "Literatura"?
Não gosto de certos excessos de pieguices de algumas pessoas quando falam que a literatura é algo indefinível por ser algo transcendental, metafísico, como uma força divina acima de todas as coisas. Acho que são posturas como essas que levam certos linguistas a afirmarem (equivocadamente) que estudar literatura é discutir o "sexo dos anjos". É possível ser racional ao falar de literatura. E ainda assim dizer que a literatura é um conceito difícil (ou mesmo impossível) de se definir. Há boas razões para se poder afirmar isto. O conceito de literatura é algo instável, tão instável quanto a cultura dos seres humanos, algo que está em constante transformação. Isto porque literatura é expressão do ser humano, e o ser humano muda, as ideologias e filosofias dos seres humanos estão sempre se modificando, uma relação dialética constante entre gerações.
O conceito de literatura hoje não é o mesmo da Idade Média, que por sua vez é diferente do conceito da época da Renascença, ou do Barroco, do Romantismo, do Realismo etc. A literatura tem características diferentes e funções diferentes nas diferentes épocas e também entre as diferentes nações e etnias. O conceito de literatura em voga no Classicismo na Inglaterra era diferente do que havia na França na mesma época, assim como as concepções que as pessoas tinham dela.
Definir literatura não é possível porque literatura é expressão do ser humano, e os seres humanos são heterogêneos na essência. Logo, não pode existir um conceito único de literatura.