O FUTURISMO

_________________________________

Movimentos de Vanguarda

O Futurismo surgiu na Itália com o primeiro manifesto do movimento publicado no jornal parisiense Le Figaro em 20 de fevereiro de 1909, assinado pelo escritor Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), O manifesto é muito grande, portanto, eis alguns de seus principais postulados:

    Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade.

    Os elementos essenciais de nossa poesia serão a coragem, a audácia e a revolta.

    Nós queremos a abominação do passado.

    Nós queremos exaltar a agressividade, a insônia febril, o salto perigoso, a bofetada e o soco.

    Nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo – o militarismo, o patriotismo e as belas ideias que matam.

Observação: Esse ardoroso nacionalismo e a inflamada defesa da guerra como forma de higiene revelava a evidente afinidade ideológica de Marinetti com o fascismo ao qual aderiu a partir de 1919. O Futurismo e o facismo tinham em comum o desprezo pela democracia e pelo socialismo, o antifeminismo e o caráter burguês. Contudo, não foi total a coincidência ideológica entre os membros do movimento. Houve influências socialistas e anarquistas.

    Nós queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias.

    Olhem-nos! Nós não estamos esfalfados... Nosso coração na tem a menor fadiga. Porque estamos nutridos pelo fogo, pelo ódio e pela velocidade... Isso o espanta? É que você não se lembra mesmo de ter vivido.

Em 1912, publica-se em Milão, o Manifesto Técnico da Literatura Futurista, é um dos mais curiosos, propunha:

    A destruição da sintaxe, dispondo os substantivos ao acaso, como nascem.

    O emprego do verbo no infinitivo, para que se adapte elasticamente ao substantivo e não o submeta ao "eu" do escritor que observa ou imagina. O verbo no infinito pode, sozinho, dar o sentido de continuidade da vida e a elasticidade da intuição que a percebe.

    A abolição do adjetivo, para que o substantivo, desnudo conserve a sua cor essencial. O adjetivo, tendo em si um caráter de esbatimento, é incompatível com a nossa visão dinâmica, uma vez que supõe uma parada, uma meditação.

    A abolição do advérbio, velha fivela que une as palavras umas as outras. O advérbio conserva a frase numa fastidiosa unidade de tom.

    A abolição da pontuação e a supressão dos elementos de comparação;

    O uso de símbolos matemáticos e musicais.

Não seria sem razão afirmar que Marinetti abriu caminho para uma geração de escritores que empregaram uma estética liberada da lógica e dos usos tradicionais.

O futurismo foi de início, essencialmente literário e terminou por absorver outras artes, como a pintura, a escultura e até a música. O núcleo original do futurismo era constituído, entre outros, por Marinetti (havia uma total identificação entre o movimento e seu líder, a ponto de seu nome e Futurismo serem quase sinônimos) e pelos artistas Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla e Gino Severini.

Em 1910 publicou-se em Milão o Manifesto dos Pintores Futurista e, um ano depois, na mesma cidade, realizou-se a primeira exposição do movimento. Fora da Itália, o movimento encontrou maior identidade na Rússia, onde a viagem de divulgação de Marinetti deu origem a uma espécie de futurismo russo, de feitio mais político e social. Os russos publicaram seu próprio manifesto em dezembro de 1912, intitulado "Um tapa na cara do gosto do público", onde advogavam o abandono de autores como Puchkin, Dostoievski e Tolstoi, e da então atual corrente de poesia simbolista, e pediam novas experiências na escrita poética. Em pouco tempo, porém, o movimento perdeu força.

Alguns críticos afirmam que o Futurismo deu mais manifestos do que obras e não foi tão importante como o Expressionismo e o Cubismo.

No Brasil, os principais modernistas recusaram o movimento de Marinetti, apesar de apresentarem uma série de pontos em comum; de modo que, reconheciam e aceitavam as ideias artísticas, mas repudiavam o posicionamento político. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

O Surrealismo.

O Simbolismo.

O Dadaísmo.

O Parnasianismo.

O Realismo-Naturalismo na Criação Literária.

Diferenças entre o Romance Realista e o Naturalista.

O Realismo - Naturalismo na Europa e no Brasil.

_____________________________________

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Informações foram retiradas e adaptadas ao texto de: Paulino, Graça; Estudo das formas e estilos literários; São Paulo, FTD, 1987. / Brasil, Assis – Vocabulário técnico de literatura. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s.d. / ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.