GÊNEROS LITERÁRIOS

A ideia de gêneros literários é das mais antigas e é questionada através dos tempos, gerando polêmicas em torno do assunto.

O que se entende por gênero literário, levando em consideração a própria etimologia do vocábulo “gênero”, oriundo do latim genus, -eris (tempo de nascimento, origem, classe, espécie, geração). Toda obra literária se origina de uma determinada época e de uma determinada cultura; é gerada num certo tempo e num certo espaço, que se liga a uma específica classe ou espécie ou inaugurando um novo horizonte através de um conjunto próprio de regras. Essa filiação depende de uma cega e rígida obediência a regras pré-existentes, ou a matizes atemporais, ou ela pode adaptar e acrescentar a si mesma outras normas próprias do tempo ou do momento cultural em que brota. Uma obra participa simultaneamente de mais de um gênero.

Através dos tempos, alguns teóricos defenderam a tese da imutabilidade dos gêneros, como organismos permanentes, sendo respeitados em toda a sua estruturação. Já outros pregam a libertação desses modelos, na defesa da liberdade criadora que não pode ser limitada por nenhuma regra apriorística.

É unânime a atribuição de importância ao conhecimento das regras que deram origem aos diversos gêneros, por traduzirem os ideais estéticos, então vigentes.

A História, reflexo das realizações humanas, é dinâmica, mesmo existindo certas convenções estéticas de que a obra participa e lhe dão uma certa modelização. Toda obra artística é autônoma em sua validade estética, ainda que dependa da cultura de sua época e das influências da cultura de épocas anteriores.

As novas possibilidades criadoras que possam participar da grande família composta através dos tempos pelos gêneros literários.

A obra literária, sendo um organismo formado de múltiplos aspectos, que articulam elementos morfológicos, sintáticos, semânticos, imagísticos, simbólicos, fônicos, rítmicos etc., articulado a outros aspectos particulares aos gêneros dos quais participa, não é um mero catálogo de regras apriorísticas.

Há possibilidades de uma mesma obra conter elementos característicos de vários gêneros? Em alguns momentos históricos não se admitiu a contaminação em outras esferas da vida, na social, política, religiosa. A visão de mundo ou ideologia de uma época sempre se refletirá no fato cultural.

Na nova visão crítica do século XX, centrada no conhecimento intrínseco da obra literária, o estudo dos gêneros literários viu-se enriquecido, pois houve liberdade de compreendê-los em toda a sua importância e substancialidade, utilidade na elucidação de certos comportamentos estéticos, despreocupado em aceitá-los através de uma visão compartimentada e empobrecedora da obra literária. O estudo dos gêneros literários serve de meio para se chegar à compreensão global da obra, e não de princípio básico norteador de um conhecimento que se queira mais totalizante.

Saulo Sozza
Enviado por Saulo Sozza em 14/04/2010
Reeditado em 22/01/2021
Código do texto: T2196186
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.