O DRAMÁTICO E O NÃO DRAMÁTICO
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Estudos Literários
Entende-se por teatral toda manifestação tendente ao espetáculo, sem a necessidade de um local específico para a sua apresentação, nem de um texto. O espetáculo teatral é, então, toda representação executada diante de um público. Como exemplo, podemos citar uma missa, um desfile de moda ou militar, uma procissão. Essas manifestações apresentam um caráter não dramático. Mas quando atores interpretam o desenrolar de uma ação por meio de personagens, sobre um palco, num local apropriado e diante de um público, tem-se um espetáculo dramático, ou seja, o gênero dramático.
Portanto, o espetáculo teatral é toda representação executada diante do público por atores que interpretam seus papéis sobre um palco. Requer, para sua execução, um processo de planejamento, ensaio e apresentação, e, segundo o tipo de atividade exibida ao público, pode ser dramático ou não. O espetáculo dramático se baseia geralmente na representação de um texto por um ator ou atores, e sua característica essencial é a imitação de fatos fictícios que poderiam ser reais.
O acrobata que caminha sobre uma corda suspensa no ar está protagonizando um espetáculo de caráter não dramático, já que executa um ato acrobático real. Mas quando o ator simula no palco os passos de um acrobata, sua função é dramática, já que se trata de uma imitação ou simulação da realidade.
As apresentações dramáticas costumam adicionar em seu conteúdo elementos não dramáticos — que requerem a manifestação de talentos específicos, como o canto, a dança, o malabarismo etc. — mas seu fundamento é sempre a representação de fatos imaginários. Na apresentação de números de acrobacia, música, dança ou magia, o artista manifesta habilidades que surpreendem e divertem o público, mas não representa "um papel" imaginário; portanto, não há dramaticidade. O valor estético de qualquer obra teatral é determinado pelas diferentes combinações entre os elementos dramáticos e não dramáticos.
Entre o dramático e o não dramático, situam-se diferentes tipos de espetáculos teatrais cujo valor estético é difícil de determinar, devido à combinação de elementos dramáticos, musicais, de dança, de manifestação de alguma aptidão ou elementos de outra natureza. Esse é, por exemplo, o caso da ópera, na qual pode predominar o elemento musical ou o dramático; ou do vaudeville, em que se combinam representações teatrais com números de música e dança. Essa mistura se dá também no teatro oriental, em que a representação dramática costuma estar inserida em exibições de dança.
A música e a dança, elementos imprescindíveis nas expressões dramáticas das culturas orientais, desempenharam também importante papel na origem da dramaturgia ocidental. Com o passar do tempo, no entanto, seu emprego adquiriu caráter relativamente secundário. Razão pela qual se passou a distinguir os gêneros próprios do teatro tradicional e os mistos como: a ópera e a opereta, em que a música desempenha papel prioritário; e a comédia musical, em que a dança e a música incorporam-se plenamente à linguagem dramática. ®Sérgio.
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Informações foram recolhidas e adaptadas ao texto de: William Roberto e Thereza Analia. Linguagens. Graça Paulino. Literatura Participação & Prazer.
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