ALIMENTO INVISÍVEL (Rondel e Prosa como textos paradidáticos)
O amor é um dos alimentos invisíveis
Sem os quais não conseguimos viver.
Assim podemos seguir sendo susceptíveis
A este ar que nos permite sobreviver...
Nanopartículas que atraem nosso ser
Nutrindo os metabolismos sensíveis...
O amor é um dos alimentos invisíveis
Sem os quais não conseguimos viver.
Entre os nutrientes essenciais, perecíveis,
Se tarda o afeto, da aurora ao alvorecer
Rumo ao infinito de existências possíveis.
Ínfimo que se agiganta ao se conceber,
O amor é um dos alimentos invisíveis…
Ibernise.
Goiânia (Goiás/Brasil), 24.02.2010.
Núcleo Temático Romântico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
……..
Alimento invisível
O amor é um dos alimentos invisíveis sem os quais não conseguimos sobreviver.
Assim posso te amar e te sentir, como se fosse o ar que respiro… As nanopartículas que me nutrem rumo ao infinitesimal metabolismo da minha ínfima existência. Mundo tão pequeno que se agiganta ao receber o teu afecto, que ganha sentido e se transforma num doce complemento, onde tu és, sempre o meu tudo.
Ibernise.
Goiânia (Goiás/Brasil), 24.02.2010.
Núcleo Temático Romântico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998
EXCERTO DO POEMA E DA PROSA POÉTICA 'ALIMENTO INVISÍVEL'
Projeto Interdisciplinar para trabalhar o poema rondel 'Alimento Invisível' em sala de aula, assim como a Prosa Poética (Texto Gerador do poema) como alternativa a composição livre, exemplo com uso de rimas e sem rimas.
1.Objetivos
.Trabalhar o Conteudo Programático Alimentação, através do poema 'Alimento Invisível' como âncora interdisciplinar, realçando a poesia como arte da composição à representação.
.Promover a criatividade colectiva na didáctica em sala de aula, entre salas de aulas, entre escolas e em blogs literários infantis na internet.
2.Conteudos
-Alimentos Básicos, Grupos de alimentos, etc. ( Disciplinas: Linguagem e Ciências)
Palavras-chaves:
. alimentos, nutrientes, metabolismo,respiro.
-Conceito de número (Noção de quantidade - Disciplina: Matemática)
Palavras-chaves:
ínfimo, infinito, infinitesimal.
-Os Dias e as Noites (Disciplinas: Geografia, Ciências Sociais)
Palavras-chaves:
aurora, alvorecer.
3.Metodologia
Usando como âncora, interdisciplinar, a Literatura com o poema rondel: '''Alimento Invisível', ou a Prosa Poética homônima, como exemplo de outra forma literária, partir da pesquisa oral.
A pesquisa oral compreende:
- leitura silenciosa, e em voz alta, do poema;
- selecção de palavras, sugeridas pelos alunos, para uso do dicionário;
-selecção de palavras-chaves para derivações interdisciplinares.
4.Avaliação
A avaliação pode ser individual e colectiva através da observação da participação em sala de aula e dos resultados obtidos com tarefas de fixação e generalização em sala de aula, e em casa. Observar que as fazes de identificação e nomeação do(s) objeto(s) de estudo antecedem as etapas finais de avaliação. Usar para a fixação (memorização), jogos de repetição em sala de aula. Após cada conteúdo visitado, o professor poderá retornar ao poema, para estabelecer um ponto de convergência para fixação do conteúdo. Saindo do particular para o geral (conteúdo derivado) e retornando sempre ao particular (poema).
……………
Exemplo de texto de trânsito interdisciplinar da Literatura e Linguagem para a disciplina Ciências Naturais entre outras.
Alimentação
Para termos uma vida saudável devemos ter uma alimentação variada .
Não é preciso comer muito...
Devemos comer alimentos que nos ajudem a crescer, nos dêem força e nos protejam das doenças.
Os alimentos se dividem em cinco grupos: frutos e legumes; cereais e legumes; leite e derivados; carne, peixe e ovos; grupo gorduras.
.A água, faz parte da constituição dos alimentos;
.O ar, faz parte da alimentação, como essencial, no processo de respiração.
Nota da autora:
Meus livros de poesia sobre teoria literária são paradidácticos e compõem a minha série 'poemas didáticos'.
Ensaio da série poemas didáticos de:
Ibernise.
Goiânia (Goiás/Brasil), 24.02.2010.
Núcleo Temático Educativo.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998
........
Para saber mais visite a fonte:
http://www.eb1-faralhao-2.rcts.pt/gruposalimentos.htm
O amor é um dos alimentos invisíveis
Sem os quais não conseguimos viver.
Assim podemos seguir sendo susceptíveis
A este ar que nos permite sobreviver...
Nanopartículas que atraem nosso ser
Nutrindo os metabolismos sensíveis...
O amor é um dos alimentos invisíveis
Sem os quais não conseguimos viver.
Entre os nutrientes essenciais, perecíveis,
Se tarda o afeto, da aurora ao alvorecer
Rumo ao infinito de existências possíveis.
Ínfimo que se agiganta ao se conceber,
O amor é um dos alimentos invisíveis…
Ibernise.
Goiânia (Goiás/Brasil), 24.02.2010.
Núcleo Temático Romântico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
……..
Alimento invisível
O amor é um dos alimentos invisíveis sem os quais não conseguimos sobreviver.
Assim posso te amar e te sentir, como se fosse o ar que respiro… As nanopartículas que me nutrem rumo ao infinitesimal metabolismo da minha ínfima existência. Mundo tão pequeno que se agiganta ao receber o teu afecto, que ganha sentido e se transforma num doce complemento, onde tu és, sempre o meu tudo.
Ibernise.
Goiânia (Goiás/Brasil), 24.02.2010.
Núcleo Temático Romântico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998
EXCERTO DO POEMA E DA PROSA POÉTICA 'ALIMENTO INVISÍVEL'
Projeto Interdisciplinar para trabalhar o poema rondel 'Alimento Invisível' em sala de aula, assim como a Prosa Poética (Texto Gerador do poema) como alternativa a composição livre, exemplo com uso de rimas e sem rimas.
1.Objetivos
.Trabalhar o Conteudo Programático Alimentação, através do poema 'Alimento Invisível' como âncora interdisciplinar, realçando a poesia como arte da composição à representação.
.Promover a criatividade colectiva na didáctica em sala de aula, entre salas de aulas, entre escolas e em blogs literários infantis na internet.
2.Conteudos
-Alimentos Básicos, Grupos de alimentos, etc. ( Disciplinas: Linguagem e Ciências)
Palavras-chaves:
. alimentos, nutrientes, metabolismo,respiro.
-Conceito de número (Noção de quantidade - Disciplina: Matemática)
Palavras-chaves:
ínfimo, infinito, infinitesimal.
-Os Dias e as Noites (Disciplinas: Geografia, Ciências Sociais)
Palavras-chaves:
aurora, alvorecer.
3.Metodologia
Usando como âncora, interdisciplinar, a Literatura com o poema rondel: '''Alimento Invisível', ou a Prosa Poética homônima, como exemplo de outra forma literária, partir da pesquisa oral.
A pesquisa oral compreende:
- leitura silenciosa, e em voz alta, do poema;
- selecção de palavras, sugeridas pelos alunos, para uso do dicionário;
-selecção de palavras-chaves para derivações interdisciplinares.
4.Avaliação
A avaliação pode ser individual e colectiva através da observação da participação em sala de aula e dos resultados obtidos com tarefas de fixação e generalização em sala de aula, e em casa. Observar que as fazes de identificação e nomeação do(s) objeto(s) de estudo antecedem as etapas finais de avaliação. Usar para a fixação (memorização), jogos de repetição em sala de aula. Após cada conteúdo visitado, o professor poderá retornar ao poema, para estabelecer um ponto de convergência para fixação do conteúdo. Saindo do particular para o geral (conteúdo derivado) e retornando sempre ao particular (poema).
……………
Exemplo de texto de trânsito interdisciplinar da Literatura e Linguagem para a disciplina Ciências Naturais entre outras.
Alimentação
Para termos uma vida saudável devemos ter uma alimentação variada .
Não é preciso comer muito...
Devemos comer alimentos que nos ajudem a crescer, nos dêem força e nos protejam das doenças.
Os alimentos se dividem em cinco grupos: frutos e legumes; cereais e legumes; leite e derivados; carne, peixe e ovos; grupo gorduras.
.A água, faz parte da constituição dos alimentos;
.O ar, faz parte da alimentação, como essencial, no processo de respiração.
Nota da autora:
Meus livros de poesia sobre teoria literária são paradidácticos e compõem a minha série 'poemas didáticos'.
Ensaio da série poemas didáticos de:
Ibernise.
Goiânia (Goiás/Brasil), 24.02.2010.
Núcleo Temático Educativo.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998
........
Para saber mais visite a fonte:
http://www.eb1-faralhao-2.rcts.pt/gruposalimentos.htm