Sobre a inspiração
Existe ou não inspiração?
Esta pergunta é um ensejo para muita discussão, e origina opiniões geralmente controversas. Quero aqui acrescentar a minha.
Há quem negue totalmente a existência de qualquer tipo de inspiração. Muitos dizem que a produção literária é resultado da aplicação de técnica aliada ao talento do autor. Esa produção é geralmente motivada por um impulso poético, um motivo, que em geral é um pensamento, uma imagem, um som, ou qualquer coisa que traga à mente ideias que podem se transformar em poesia.
Acredito que não há nada de sobrenatural na produção poética, mas quando se fala em "inspiração", isto na realidade é uma forma poética de tratar a própria produção literária. Isto porque muitas vezes o impulso produtivo não depende de nossa vontade. É resultado de elementos que se combinam em nosso subconsciente e se materializam na forma de poesia (note-se que quando eu uso o termo "poesia" eu me refiro a algo abstrato, presente nos textos tanto em verso quanto em prosa). Esse processo mental pode ser chamado adequadamente de inspiração, pois a poesia que dele advém parece não ter se originado na mente do autor, falando poeticamente.
É dessa maneira que eu acredito em inspiração, uma maneira sóbria, racional, mas ao mesmo tempo poética.