2706- GLOSAS-Trovadoras de Sílvia Araújo Motta(CBLP/RL) e Marlene Vieira Aragão(CBLP/RL) -TEORIA LITERÁRIA SOBRE GLOSA/MOTE/TROVA
2706- GLOSAS-Trovadoras de Sílvia Araújo Motta(CBLP/RL) e Marlene Vieira Aragão(CBLP/RL) -TEORIA LITERÁRIA SOBRE GLOSA/MOTE/TROVA
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Trova 1061 de Sílvia Araujo Motta:
(1)-Quando unimos nossos braços
(2)-em perfeita sintonia
(3)-apertamos mais os laços
(4)-para aumentar a energia.
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Glosando a TROVA 1061 de Sílvia Araújo Motta
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(1)-Quando unimos nossos braços,
Nos entregamos inteiros,
Esquecidos nos abraços,
Em afagos muito arteiros.
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Ficamos assim atados,
(2)-em perfeita sintonia,
Que parece até pecado
Estar em sua companhia;
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Preenchemos os espaços
Da noite e, de mãos dadas
(3)-apertamos mais os laços
Ao som de nossas risadas.
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Não conhecemos fracasso
Nosso mundo é de alegria
Meu amor então enlaço,
(4)-para aumentar a energia.
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Marlene Vieira Aragão
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Glosa-Trovadora-resposta
Para: Marlene Vieira Aragão.
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(1)-Quando unimos nossos braços,
pela sincera AMIZADE,
ocupamos os espaços,
com PAZ e FRATERNIDADE.
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Afinados instrumentos,
(2)-em perfeita sintonia,
cantam sopranos lamentos,
tocam perdão e alegria.
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Evitamos erros crassos,
nas Claves de SOL maior,
(3)-apertamos mais os laços
para espantar DOR menor.
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Minha TROVA solitária
quer a sua companhia,
traga harmonia diária,
(4)-para aumentar a energia.
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Sílvia Araújo Motta/15/Jan/2009-10h43min.
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Metodologia da TROVA/MOTE/GLOSA/
1- TROVA, de acordo com a norma para os concursos literários da União Brasileira dos Trovadores/UBT , é um poema de sentido completo, composto de quatro versos de sete sons (setissílabos), rimando o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto.
2-MOTE é a TROVA que serve de inspiração da GLOSA.
3-GLOSA é o comentário que ficou conhecido, entre os juristas, a partir da Idade Média.
4-GLOSA de TROVAS é a composição literária em forma de QUADRAS, de que servem de MOTE os versos de uma TROVA.
5-A técnica da GLOSA consiste em desdobrar a TROVA que serviu de MOTE : tema da inspiração.
6-Na GLOSA, os quatro versos da TROVA, ocupam o lugar original e recebe a sequência poética peculiar das idéias recriadas.
7-Para esclarecer melhor :
Na GLOSA,
a)-O 1º verso do MOTE/TROVA original
é colocado no 1º verso da 1ª TROVA da GLOSA.
b) a)-O 2º verso do MOTE/TROVA original
é colocado no 2º verso da 2ª TROVA da GLOSA.
c) a)-O 3º verso do MOTE/TROVA original
é colocado no 3º verso da 3ª TROVA da GLOSA.
d) a)-O 4º verso do MOTE/TROVA original
é colocado no 4º verso da 4ª TROVA da GLOSA.
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1) TROVA/MOTE:
VERSOS: 1,2,3,4.
(1)-X-Quando unimos nossos braços
(2)-X-em perfeita sintonia
(3)-X-apertamos mais os laços
(4)-X-para aumentar a energia.
MOTE/TROVA ORIGINAL:
1)X
2)X
3)X
4)X
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2) GLOSA:
1ª TROVA DESDOBRADA:
(1)-Quando unimos nossos braços
X
X
X
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2ª TROVA DESDOBRADA:
X
(2)-X-em perfeita sintonia
X
X
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3ª TROVA DESDOBRADA:
X
X
(3)-X-apertamos mais os laços
X
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4ª TROVA DESDOBRADA:
X
X
X
(4)-X-para aumentar a energia.
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CONCLUSÃO:
GLOSA PERFEITA é a composição poética que se origina da TROVA, geralmente clássica chamada MOTE. Dela derivam quatro novas trovas. Cada uma destas tem, inserido, um verso do mote.
Nb:Deve-se à ilustre trovadora Amália Max, a chamada GLOSA PERFEITA, em que cada verso conserva a posição original do mote.
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Depoimento de Gislaine Canalles para Lairton no “Portal Cá entre Nós”(Liga dos Amigos do Portal CEN):
“Gislaine: Tornei-me glosadora, após ler uma Glosa de Amália Max. Até, então, não conhecia esse tipo de poesia, e foi amor à primeira vista, li a de Amália e fiz minha primeira glosa, de uma trova de Flavio Stefani, uma trova que eu gostaria de assinar. Hoje já devo ter escrito mais de 2.000 glosas, e a 1ª continua sendo a minha preferida.
Não posso ler uma trova linda que já a gloso. Glosar é um prazer muito grande. Gosto muito de, ao mesmo tempo que divulgo o meu trabalho, estar homenageando e divulgando o trabalho de meus irmãos trovadores.”
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8-NOTA: Trovadora Gislaine Canalles/Camboriú/SC, já ultrapassou a autoria de 3000 GLOSAS em vários idiomas, por isso, recebeu o título de “Rainha da Glosa Internacional”
GISLAINE CANALLES TROVA E GLOSA
Homenagem Especial nº 249
Por Sílvia Araújo Motta
1-GISLAINE É SEMPRE BRILHANTE
2-NA CONSTELAÇÃO POESIA
3-EM CADA GLOSA CANTANTE
4-PISCA AUTO-ESTIMA E ALEGRIA,
1-GISLAINE É SEMPRE BRILHANTE
na constelação poesia,
em cada glosa cantante
pisca auto-estima e alegria.
2-NA CONSTELAÇÃO POESIA
nos versos de cada Trova,
Gislaine é Luz que irradia
amor que à Glosa comprova.
3-EM CADA GLOSA CANTANTE
Gislaine põe liberdade,
sua bondade é constante
mostra Saber de Verdade.
4-PISCA AUTO-ESTIMA E ALEGRIA,
planta amizade e se aninha,
em cada Glosa que cria
Gislaine é sempre Rainha.
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Belo Horizonte, 9 de abril de 2005.
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9-Fontes consultadas:
http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/1686911
http://www.gislainecanales.com.br/acervo.html
http://www.caestamosnos.org/rev_trovamar/Agosto_2009.html
http://clevanepessoaentrevistas.blogspot.com/2007/10/gislaine-canalestnis-e-sextilhas.html
http://www.recantodasletras.com.br/forum/index.php?topic=5532.0
http://www.maria-petronilho.net/visualizar.php?idt=295788
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/80980
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10-EXEMPLO DE UMA GLOSA/MOTE DE CAMÕES:
Exemplos de Poesias Líricas de Camões:
Medida Velha:
DESCALÇA VAI PARA A FONTE
MOTE :
(1)-Descalça vai para a fonte
(2)-Lianor, pela verdura;
(3)-Vai fermosa, e não segura.
VOLTAS :
Leva na cabeça o pote,
Os textos nas mãos de prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamalote;
Trás a vasquinha de cote,
Mais Branco que a neve pura;
(3)-Vai fermosa, e não segura.
Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro o entrançado,
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura:
(3)-Vai fermosa, e não segura.
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