Prefácio: Lira dos Vinte Anos de Álvares de Azevedo
Lira dos Vinte Anos
Álvares de Azevedo
Prefácio
Quando ele diz: - "Cuidado" serve como advertência, das coisas que ele encontrou até aqui e das coisas que virão depois. Trata-se do mundo visionário, mundo irreal, idealista, que corresponde ao mundo romântico da primeira parte.
Na segunda parte ele rompe com essa tradição e se filia com uma outra. Faz uma oposição entre as duas partes.
Na segunda parte existe romantismo mais crítico, que não perde de vista a visão do real. Existe uma unidade entre as duas partes que é marcada por essa ironia. Ele mesmo é uma pessoa dividida, moram duas almas dentro dele, não é uma coisa ou outra, mas é a mesma coisa ao mesmo tempo, são almas distintas que formam um complexo único.
Quando ele cita Quaresma e Carnaval, Quaresma significa purificação e Carnaval significa festa da carne, excessos do espírito humano que acabam se atraindo, um gerando o outro.
O eixo do pensamento dele traz várias imagens, este desgaste que vai no homem. Palavra mal usada, pensamento místico, a poesia mística é de profundo realismo. Os simbolistas se utilizam de poesia profunda realista, concepção de um todo. Há uma ruptura, o eu deixa de existir, fazem parte dessa totalidade. Tem uma cultura entre o eu e o outro.
No falso misticismo não existe ruptura, o outro é reduzido ao eu, o outro nega o outro. Anti-egoísta, glorificação da idolatria do eu, diferença sutil mais importante. Pensamento Ocidental que tenta reduzir o outro a si mesmo.
Ultraromantismo: quando você pensa o outro, ele é o centro, espaço para projetar o seu eu nele, transforma o amador na coisa amada, contrário da poesia mística.
É um falso pensar místico que o ultraromanstismo criou. Álvares de Azevedo é romântico, mas faz uma crítica ao Ultraromântico.
Característica da própria poesia amorosa romântica. Relação concreta de uma mulher real. Na primeira parte existe a monodia amorosa e na segunda parte existe sátiras.
Esse Prefácio é muito interessante, pois nos fornece todas as características para as poesias serem lidas com mais convicção.