A vida acontece no Sar@u!
Dia da Consciência Negra: Mario de Andrade, Maria Manuela Margarido e Profº Cornélio de Carvalho no Sarau!
MÁRIO RAUL DE MORAIS ANDRADE é filho de Carlos Augusto de Moraes Andrade e Maria Luísa Leite Moraes Andrade. Professor, crítico, poeta, contista, romancista e músico, formou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, passando a lecionar neste mesmo local posteriormente. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Durante sua trajetória, Mario de Andrade fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore e também passou por vários cargos públicos, entre estes, foi diretor do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo. Apesar de ter sido uma pessoa com inúmeras ocupações, este artista modernista sempre tinha tempo para ajudar os escritores que ainda não eram conhecidos. Enquanto viveu, ele lutou pela arte com seu estilo de escrita puro e verdadeiro. Certo de que a inteligência brasileira necessitava de atualização, este escritor modernista nunca abandonou suas maiores virtudes: a consciência artística e a dignidade intelectual.
Fotobiografia, Ed.Alumbramento, Rio de Janeiro, 1998
Venha participar do Sar@u Literário Piracicabano com muitas declamações, esquetes, músicas, a "Cultura em Festa": com certeza, você vai gostar!
Quarenta Anos
Mário de Andrade
A vida é para mim, está se vendo,
Uma felicidade sem repouso;
Eu nem sei mais se gozo, pois que o gozo
Só pode ser medido em se sofrendo.
Bem sei que tudo é engano, mas sabendo
Disso, persisto em me enganar… Eu ouso
Dizer que a vida foi o bem precioso
Que eu adorei. Foi meu pecado… Horrendo
Seria, agora que a velhice avança,
Que me sinto completo e além da sorte,
Me agarrar a esta vida fementida.
Vou fazer do meu fim minha esperança,
Ôh sono, vem!… Que eu quero amar a morte
Com o mesmo engano com que amei a vida.
Mário de Andrade, Poesias completas, ed. crítica de Diléia Zanotto Manfio, Belo Horizonte/São Paulo, Itatiaia/Edusp, 1987, p. 394.
Próximo Sarau:
Homenageados do Sarau de 10 de Novembro de 2009: Mês da Consciência Negra
Sala 2 do Teatro Municipal de Piracicaba
Horário: 19:30 às 21:30h.
Entrada: Gratuita
Mário de Andrade (Brasil; 1893-1945), Maria Manuela Conceição Carvalho Margarido (São Tomé e Príncipe) e Profº Cornélio Thereza Lúcio de Carvalho(Piracicaba)