Expo-Literária deve atrair 18 mil pessoas

MAIS CRUZEIRO - [ 21/10 ]

Notícia publicada na edição de 21/10/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno B;

Veja mais fotos desta matéria - http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=230519

Ferréz (junto com Paulo Lins) faz palestra na sexta

A abertura do evento, que teve verba reduzida em relação ao ano passado, ocorre hoje à noite; são mais de 70 atrações até sábado

“Terra Tatuada de Sonhos” é o título da terceira edição da Expo-Literária, que tem início hoje na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. A abertura oficial está marcada para as 19h, na Tenda Drummond, com a presença do prefeito Vitor Lippi e do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, Ronaldo Bianchi. Na sequência, acontece o lançamento do projeto municipal “Este Livro é Meu”, seguido da declamação de poesia pelo poeta sorocabano Aparecido Gonçalves Viana e encerramento com a palestra “Literatura Infantil e Sistema Cultural Dominante”, pelo escritor e ilustrador Ricardo Azevedo.

Também participam da cerimônia os secretários Anderson Santos, da Cultura (Secult), e Maria Teresinha Del Cístia, da Educação (Sedu), e o presidente da Academia Sorocaba de Letras (ASL), Geraldo Bonadio, idealizadores do evento. Nesta edição, a Expo-Literária homenageará a pintora Anita Malfatti (1889-1964), o compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e a desenhista sorocabana Ana Cecília Falcato Prado Fontes (1967-2008). O evento prossegue na quinta e sexta-feira (22 e 23), das 8h às 22h e, no sábado (24), das 8h às 18h.

Durante a palestra de abertura da Expo-Literária, o escritor paulistano Ricardo Azevedo vai discutir com o público como a literatura infantil tem sido encarada atualmente. Além disso, o escritor irá falar sobre a questão do didatismo e o lugar da ficção e a poesia neste ambiente cultural.

Ricardo Azevedo é bacharel em Comunicação Visual (Fundação Armando Álvares Penteado/Faap), doutor em Letras (USP) e pesquisador na área de cultura popular. É autor de “Aula de Carnaval” (Ática), “Trezentos Parafusos a Menos” (Companhia das Letrinhas), “Cultura da Terra” (Moderna), “O Sábio ao Contrário” (Editora do Brasil) e “Feito Bala Perdida e Outros Poemas” (Ática), entre outros livros para crianças e jovens.

Em entrevista ao Mais Cruzeiro, o escritor afirma que fala-se muito em “formar leitores”, por isso pretende fazer uma reflexão sobre o ambiente sócio-cultural em vigor nos dias de hoje. “Não creio que ele seja muito propício a formar nem leitores, nem cidadãos”, desabafa.

Ultimamente o autor tem proferido palestras e escrito artigos sobre os problemas do uso da literatura de ficção na escola, que conforme Ricardo Azevedo são muitos. “Um deles é a confusão entre livros didáticos e livros de literatura”, ressalta.

Dentre as obras que escreveu e que mais tiveram repercussão entre as crianças, ele cita “Um Homem no Sótão”, “Dezenove Poemas Desengonçados”, “Contos de Enganar a Morte” e “Armazém do Folclore”, entre outros.

Interessados em prestigiar a palestra devem retirar o convite antecipado e gratuito na Secretaria da Cultura (Palacete Scarpa), que fica na rua Souza Pereira, 448, Centro.

Investimento menor

O secretário da Cultura Anderson Santos, através de sua assessoria de imprensa, afirma que este ano o investimento na Expo-Literária foi de R$ 100 mil. São R$ 35 mil a menos que no ano passado, devido ao corte de verba que aconteceu este ano, por conta da crise econômica. O valor foi empregado em estrutura e contratações. A estimativa é que aproximadamente 18 mil pessoas prestigiem os quatro dias de evento.

Este ano, toda a ação foi elaborada pelas secretarias da Cultura e da Educação em parceria com a Academia Sorocabana de Letras. A proposta é ter alguns destaques de nome nacional, que proporcionem a reflexão sobre a importância da leitura no cotidiano das crianças e adolescentes, bem como a discussão sobre o incentivo ao hábito da leitura em todas as idades.

“Infelizmente não foi possível ampliar o número de oficinas por conta deste corte”, lamenta Anderson em resposta enviada pela assessoria.

Ainda de acordo com o secretário, para esta edição de 2009 o número de participantes e palestrantes sorocabanos aumentou. As parcerias também foram ampliadas: Academia Sorocabana de Letras, Gabinete de Leitura e Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.

Atrações

Os participantes da 3ª Expo-Literária poderão conferir mais de 70 atrações gratuitas, como bate-papo com escritores, contação de histórias, palestras, performances, intervenções, oficinas e peças teatrais. Entre os destaques estão as palestras “...E eu Venci Assim Mesmo”, com Dorina Nowill (amanhã, às 10h); “Português passo a passo”, com o professor Pasquale Cipro Neto (amanhã, às 20h); “De A a Zigg”, com Ivan Zigg (sexta-feira, às 8h30 e 14h); “A representação da periferia na produção artística atual”, com Paulo Lins e Reginaldo Ferréz (sexta-feira, às 20h); “Poética e Visualidade na Contemporaneidade: os caminhos da infopoesia”, com o poeta, crítico e ensaísta português Ernesto M. De Melo e Castro (sexta-feira, às 15h45); “Fábulas de Iauaretê”, com o escritor índio Tapuia Kaká Werá (sexta-feira, às 19h); e “A importância da leitura na infância”, com Maurício de Sousa (sábado, às 16h30).

Além de conhecer o trabalho dos escritores e conferir de perto as novidades literárias, será possível ao interessado também adquirir livros expostos em estandes, no espaço da biblioteca durante o evento. Os escritores sorocabanos também terão espaço para apresentar seu trabalho, com exposição, venda e lançamentos de livros, além de promoverem palestras e bate-papo com o leitor.

Prefeitura lança projeto de estímulo à leitura

Proporcionar a leitura de qualidade e ao mesmo tempo estimular crianças e adolescentes a criarem suas próprias bibliotecas. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Este Livro é Meu”, que será lançado hoje durante a Expo-Literária pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu). De acordo com o prefeito Vitor Lippi, “Este Livro é Meu” vai proporcionar acesso à leitura para cerca de 30 mil estudantes da Rede Municipal, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A proposta compreende a entrega de livros paradidáticos a partir deste ano, num total de 60 títulos diferentes de autores renomados, como Ruth Rocha, Tatiana Belink, Ricardo Azevedo, entre outros. Além disso, será aplicado um roteiro pré-estabelecido de situações didáticas a serem desenvolvidas em sala de aula, com objetivo de aproveitamento das leituras.

Para a secretária Maria Teresinha Del Cistia, a leitura, interna ou externa à sala de aula, representa fator decisivo para o avanço nas questões de ensino e de aprendizagem do aluno. Ela ressalta que o projeto vai incentivar a leitura de qualidade, uma vez que, além do oferecimento programado de livros aos alunos da rede municipal, agrega-se ao programa um plano que visa o monitoramento e a avaliação de todo o processo. “Isso inclui desde a entrega do livro para o aluno começar o acervo inicial de sua biblioteca, até a verificação de indicadores de aprendizagem, que apontam para o avanço no processo de aquisição da leitura e escrita”, explica a secretária.

SERVIÇO:

A Biblioteca Municipal fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, ao lado da Prefeitura de Sorocaba, no Alto da Boa Vista. Interessados em prestigiar as demais palestras agendadas para o evento devem retirar os ingressos antecipadamente, entre 14h e 17h, no Palacete Scarpa, que fica na rua Souza Pereira, 448, no Centro. Informações pelos telefones (15) 3211-2911/2902 ou 3228-2911.

Links relacionados:

Confira a programação

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=230519

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 21/10/2009
Código do texto: T1878864