Bula de Remédio
* Por jackson cruz dos santos
Outro dia meu filho ficou muito doente, o levamos ao médico, após examiná-lo o pediatra receitou-lhe alguns remédios. Compramos e fomos para casa. Quatro dias depois meu filho estava curado, totalmente recuperado.
Seguimos religiosamente o que o médico havia prescrito; os horários, as doses, o número de dias, em fim. Durante o tratamento surgiu a dúvida sobre a função e os efeitos colaterais de um dos medicamentos, imediatamente recorremos à bula. Lemos as instruções: posologia, fórmula, como guardar, que procedimentos seguir em caso de intoxicação etc.
Infelizmente não conseguimos entender todos os termos técnicos da bula, mas a leitura da mesma nos foi de grande valia naquela hora. E seguir o método indicado imprescindível para o bom resultado do tratamento.
Embora, negligenciemos muitas vezes a eficácia da bula, não se obtém sucesso, não se cura doença sem que se siga o mapa apontado pelo especialista, o caminho e as orientações indicados por ele. Mas quando se trata da saúde intelectual dos filhos, infelizmente, o comportamento dos pais muda completamente. E não se exige tanto.
Há paradigmas para tudo nesta vida, a vida em sua macro complexidade segue a leis rígidas que se lhe conferem harmonia e perfeição. O sol surge sempre do mesmo ponto, sempre à mesma distância da Terra, nem um mm a mais nem a menos, pois isso seria fatal. Os outros astros celestes, as aves, as plantas, o ciclo da água, enfim; toda a natureza.
Tudo tem suas leis e normas. A melodia da vida é afinada e perfeita por que segue o método ditado pelo Sumo Arquiteto.
Atualmente, tem-se questionado muito a qualidade da educação em nosso país. Não se pode esquecer, no entanto que a educação ofertada pelas escolas é tão somente fruto da sociedade problemática que nós compomos. E, portanto, nosso retrato, infelizmente.
Negligencia-se o ensino de disciplinas como a Literatura, por exemplo. Quando se oferece é tão amarga como jiló maduro, é tão indigesta quanto feijoada à meia noite, infrutífera e odiosa como o que. Apega-se a escolas literárias e nomes, biografias e datas, marco histórico e outras atrocidades que só contribuem para com a aversão à disciplina.
A Literatura Brasileira é uma delícia. Estudá-la, desvendá-la deveria, e pode, ser muito prazeroso, bem mais instrutivo do que isso que vê nas salas de ensino médio, sem falar no que estão fazendo com nossos universitários. Tudo isso seria resolvido se houvesse maior atenção para com a disciplina que cuida da metodologia de aplicação da Literatura.
A metodologia é tão importante para o bom desenvolvimento da prática docente quanto à bula foi no momento em que meu filho adoeceu, claro que em si mesma ela não teria o menor valor, mas aliada ao medicamento, somada ao rigor dos horários, multiplicada à experiência do especialista o resultado foi satisfação mútua: meu filho foi curado, o médico obteve reconhecimento, nós ficamos felizes.
Quando o professor de literatura fizer o mesmo sua aula terá objetivo, será atraente, e gozará de audiência sem causar traumas nem sofrimentos.
Todavia é mister que haja uma metodologia a ser aplicada, que haja um mapa e o mais importante: um belo e rico tesouro escondido a ser encontrado pelos aventureiros que ousarem desbravar, o até então, impenetrável mundo da Literatura Brasileira.
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