A Revolução dos Bichos na Fazenda Modelo de Chico Buarque - Introdução
Este trabalho apresenta os resultados de estudos e pesquisas feitos sobre duas obras literárias que foram produzidas em épocas e situações de colapso político em lugares e tempos distintos: A Revolução dos Bichos (1945), de George Orwell e Fazenda Modelo: novela pecuária (1974), de Francisco Buarque de Hollanda.
Intitulado “A Revolução dos Bichos na Fazenda Modelo de Chico Buarque” o presente trabalho visa estabelecer que situações políticas motivaram a produção das obras em análise, focando-se no estudo da Revolução Russa e Ditadura Militar no Brasil.
Supõe-se que tais obras tiveram o intuito de denunciar as conseqüências que tais acontecimentos históricos causaram ao povo e à classe operária, submissos ao poder e as inquisições que o regime governamental da época estabelecia. E para tanto far-se-á uma análise comparativa entre estas, à luz de teorias sobre Literatura Comparada consagrada entre os estudiosos da área: Tânia Franco Carvalhal, Gérard Genette e Mikhail Bakhtin.
O trabalho foi desenvolvido em três capítulos, excluindo-se Introdução e Conclusão.
O primeiro capítulo faz um apanhado geral sobre a obra A Revolução dos Bichos, bem como apresenta uma breve biografia sobre o autor, George Orwell; lista os principais acontecimentos históricos registrados durante a Revolução Russa que como dito anteriormente, supõe-se que tenha inspirado a produção da obra referida; e por último traz uma resenha crítica da mesma.
No segundo capítulo, assim como no primeiro, segue-se a mesma sequência de abordagens em torno da obra de Chico Buarque: biografia do autor, contexto histórico e resenha crítica da obra.
Já no terceiro capítulo faz-se uma exposição do que entende-se por Literatura Comparada à luz dos renomados autores citados, que discorrem sobre o tema, bem como suas teorias e comentários. Ainda, é apresentada a análise comparativa em si, confrontando os dados coletados nas referências bibliográficas que serviram de fundamentação teórica para este trabalho.