Vamos testar a capacidade de INTERPRETAÇÃO TEXTUAL?
(ESCLARECIMENTOS OPORTUNOS :
- o texto dado está no formato de POEMA
(lembram-se das características de um
texto "poema" ? É aquele que emprega
VERSOS, ESTROFES - com ou sem rima-,
NÃO USA A EXTENSÃO TOTAL DA PÁGI-
NA, etc., etc...)
- Aqui, não está em questão a QUALIDADE
DO TEXTO, mas que questionamentos in-
terpretativos ele permite sejam feitos.
- Você se lembra o que é REFERENTE em
um texto? É uma palavra ou um conjunto
de palavras que empregamos num texto
e a eles (palavra ou conj. de palavras)
retornamos mais adiante.
Ex.: Paulo é calmo. Ele é educado.
Neste trecho, "Paulo" é o referente, por-
que nos leva a entender que o "ele" cita-
do logo depois se refere a Paulo.
A localização lógica de um referente é
SEMPRE ANTES das palavras que a ele
se referem; porém, como poderemos
ver no texto a seguir, o referente pode
estar POSPOSTO à (s) palavra (s) à (s)
qual (is) ele se refere.
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Mas, vamos ao texto :
Lá vem Cheiro, cheiro, cheiro...
cheiro mais, porque isso póóóde (gente, não é isso que estão pensan-
do...).
Meu compadre, cheiro nela,
nos pelinhos do cangote...
Ninguém a Cheiro resiste;
cheiro faz arrepiar.
E se o cheiro vem com a Cheiro,
faz a minha delirar...
Lá vem cheiro, minha gente!
E com Cheiro de Amor.
E se a gata quer é Cheiro,
é você que vai se opor ?
(Poema fraquinho, né?)
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Agora, as QUESTÕES INTERPRETATIVAS :
1. Como o amigo leitor pôde observar, foi feito um "jogo de palavras"
com o termo "cheiro" /"Cheiro"/"Cheiro (e Amor)"/ "cheira".
A este respeito, as perguntas são :
a ) Quantas vezes "cheiro" é substantivo comum ?
b) Em que versos (1o., 2o., etc.) isso acontece ?
c) Quantas vezes "cheiro" é verbo ?
d) Em que versos (idem...) isso acontece?
e) Quantas vezes "cheiro" é locução adjetiva ?
f) Em que versos (idem, idem...) isso acontece?
g) Quantas vezes "cheiro" é substantivo próprio?
h) Em que versos (idem....) isso acontece?
2) Como deve ser classificada, morfologicamente (classe gramaticall)
a palavra "a" em "a Cheiro" ? Que palavra não foi usada nessa ex-
pressão, mas está subentendida?
3) Quanto à linguagem, como podemos classificar o texto ? (formal,
informal, popular?) Com que passagens do texto se pode confirmar
essa classificação?
4) No trecho "cheiro faz arrepiar", qual o sentido da palavra aspeada?
5) Quanto ao tipo de rimas (além de alternadas, paralelas...), há, tam-
bém, as rimas dos tipos "rica" (quando as palavras que formam rima
pertencem à classes gramaticais diferentes - verbo/ substantivo,
substantivo/adjetivo, etc) e a "pobre" (quando as palavras que
formam rima pertencem a classes gramaticais idênticas : substan-
tivo/ substantivo, adjetivo/adjetivo..etc).
Tomando-se por base tal conceito, que palavras (e em que versos)
formam rimas ricas e rimas pobres?
6) Qual o referente para o trecho "porque isso pooode" ? (2o. verbo
da 1a. estrofe)
7) No trecho "Ninguém a Cheiro resiste" (5o. verso ou 1o. verso da
2a. estrofe) qual das (ODIOSAS) figuras de linguagem foi empre-
gada? (Achamos que vai ser o jeito dar uma "pescadazinha"...)
a ( ) Hipérbole
b ( ) Anacoluto
c ( ) Anástrofe
d ( ) Anáfora ?
8.) Qual o referente POSTERIOR (aquele que vai aparecer mais adian-
te) para "nela"? (última palavra do 3o. verso da 1a. estrofe)
9. "Se o cheiro vem com a Cheiro"...qual o sentido de cada uma des-
sas duas palavras "cheiro" ?
10) No trecho "Lá vem cheiro, MINHA GENTE", qual a classificação
das palavras em maiúsculo ?
a) ( ) Só vocativo
b) ( ) Só aposto.
c) ( ) Vocativo e aposto ao mesmo tempo
d) ( ) Nem vocativo nem aposto.
11. Que justificativa você pode oferecer para a escolha da opção
feita na questão 10 ?