Vocabulário Crítico para Escritores Engajados
Caros colegas de ofício, amantes da Literatura e da Cultura em geral, eis abaixo alguns conceitos importantes que transparecem o tipo de narrativa que julgo o mais importante e o qual utilizo na maioria dos meus textos: A FICÇÃO SOCIAL. Respeito a opinião daqueles que consideram a literatura apenas entretenimento, algo sem valor concreto e sem interferência na realidade de uma sociedade. Contudo, a arte tem um papel honroso que não deve ser desvalorizado ou até mesmo marginalizado o qual é o de despertar a consciência crítica das pessoas. Portanto, tais conceitos orientam um pouco quem quiser enveredar nas ricas terras da literatura engajada, são eles:
1- Arte POP: A expressão refere-se a um movimento estilísticos na arte ocidental, ocorrido aproximadamente entre 1.956 e 1.966, na Inglaterra e nos Estados Unidos. É figurativa e realista, coisa que nenhuma arte de vangaurda tinha sido até então. Tendo nascido em Londres e Nova York, encara o mundo especial das grandes metrópoles em meados do séc. XX. Portanto, está enraizada no ambiente urbano, com suas revistas ilustradas, histórias em quadrinhos, anúncios, embalagens, feiras, parques de diversões, rádio, TV, sensacionalismo, bens de consumo, etc. Assim, elege como modelos objetos não tradicionais ou familiares.
2- Romance Político: Narrativa que registra os movimentos de ascensão ou de queda de uma ou várias personagens ou grupos socias em busca do poder.
3- Romance Proletário: Narrativa em que se registrada, quer na ação, quer na reflexão, o ponto devista do trabalhador nas relações socias em seu movimento progressivo ou na sua contrariedade móvel.
4- Romance Social: Narrativa, com uma ou várias personagens, em cuja trama ficam evidentes as contradições entre as camadas socias diferenciadas e, na perspectiva psicológica, as aspirações ou frustações individuais em decorrência de sua situação histórica em determinada classe social.
5- Verismo: Tendência à reprodução fotográfica das cenas ou situações transpostas ao texto literário, unindo às idéias do Realismo ao conceito do verdadeiro, sujeito à comprovação científica.