GÊNERO LÍRICO
GÊNERO LÍRICO
Tem sua origem na poesia lírica, que era cantada e acompanhada de instrumentos musicais. A própria palavra “lírica”, ligada a “lira” (nome de um instrumento de cordas), evidencia essa relação.
No texto lírico predomina a expressão de sentimentos íntimos, através da seleção de elementos da língua brota um eu, que não deve ser confundido com a pessoa física do poeta, sendo na realidade, um componente do próprio texto e, ao qual denominamos de eu-lírico ou sujeito lírico. A poesia lírica tem mantido a preocupação com a qualidade sonora das palavras, organizada em sucessões rítmicas e melodiosas, talvez sua principal característica.
A lírica atual, sem deixar de ser a forma literária em que o eu-lírico manifesta sua subjetividade e deixa fluir seu sentimentalismo, tem incorporado temas filosóficos e preocupações de cunho social. A lírica trás em si uma preocupação com a própria atividade poética. Além de poesia sentimental, a lírica é uma poesia reflexiva, pois também está voltada para a realidade cotidiana e para o fazer poético.
Formas poéticas fixas
• Soneto – provém do italiano sonetto – pequeno som. É um poema construído por catorze versos; na poesia em língua portuguesa, esses versos estão geralmente distribuídos em dois quartetos ( estrofes de quatro versos) e dois tercetos ( estrofes de três versos). Vários esquemas de rimas foram praticados ao longo do desenvolvimento da literatura.
• Canção – é usada para designar vários tipos de composições líricas, evidenciando a relação entre poesia e música. É um texto de temática amorosa, formado por estrofes de número regular de versos e encerrado por uma estrofe menor, o ofertório, em que o poeta dedica o poema à amada ou condensa o conteúdo das estrofes anteriores.
• Elegia – normalmente indica poemas em que se expõem sentimentos dolorosos e digressões moralizantes destinadas a ajudar os ouvintes ou leitores a suportar os momentos difíceis ( como a morte de um amigo ou da pessoa amada).
• Ode – significa canto. Denomina composições líricas de tom solene e entusiasta, com temas variados, que vão dos prazeres da mesa à vitórias em jogos e batalhas.
• Écogla – significa seleção. Nomeia poemas de tema pastoril, normalmente dialogados.
• Há além dessas formas, muitas outras: balada, rondó, rondel, haicai, oitavas e sextilhas.