Curiosidades da Língua Portuguesa
Conheça, a seguir, como surgiram frases famosas que utilizamos em nosso dia a dia:
Fonte: “De onde vem as palavras” de Deonísio da Silva.
Errar é humano
Esta célebre frase foi criada pelo filósofo e escritor latino Sêneca, que viveu durante a dinastia de Nero. O filósofo escreveu diversos livros e entre suas obras mais famosas estão Medeia e As Troianas. Religiosos costumavam citar a frase, com uma continuidade: “Errar é humano, mas perseverar no erro é diabólico”.
Vá plantar batatas
Antigamente, em Portugal, a agricultura não era valorizada. Algumas das culturas eram até depreciadas, como o caso das batatas, que não eram muito usadas na culinária da época. E quem se dedicasse à sua plantação era tido como desqualificado. Um famoso poeta da época comentou a decadência das pequenas indústrias, quando trabalhadores com qualificação, mas sem emprego, foram aconselhados a plantar batatas.
É do tempo do onça
O Capitão Luís Bahia Monteiro, apelidado de “O Onça”, foi governador do Rio de Janeiro de 1725 a 1732. Em uma carta que ele escreveu a Dom João VI, declarou: “Nesta terra todos roubam, só eu não roubo”. Esta frase, desde então, tem sido utilizada quando queremos nos referir a coisas muito antigas. Mas será que ele realmente era esse “santo”?.