GRAMÁTICA

É muita ousadia de minha parte falar de um tema do qual eu não domino. Mas sou ousada, curiosa e abelhuda.

Existe muitas palavras cognatas, sinônimos de termos difícilimo. Em nosso país falar difícil somente para poucos é deixar de fora os curiosos como eu por exemplo.

Articular as frases com palavras indecifráveis, falar bonito para um povo inculto é jogar palavras ao vento.

Falar de nossa gramática é ler bons livros e aprender a jogar com as palavras e não inventar.

Com essa onda de falar bem para impresionar, asssitemos em nossos telejornais a erros berrantes principalmntte de pessoas em quem confiamos suas falas.

Costumo falar que o difícil é arrumar as letras que estão embaralhadas em nossa mente e que as professoras precisam tanto qu a língua quanto nós apreder a ensinar a língua portuguesa.

Os doutores das letras não tem mais tempo para volta no tempo e ensinar como foi que apredeu ou descobriu a escrever.

Porque não sabemos escrever, por que não sabemos ler e muito menos interpretar. Para aprender a interpretar é necessário conhecer e fazer leitura de mundo através da arte. É ela que os professres deveriam ensinar. Em sala fala-se de Van Gog e não fala-se de Câmara Cascudo, homem de nossa terra, foi viver com pessoas simples sentir sua fala, ouvir suas histórias, um legado desprezado por nós brasileiros.

Como falar de gramática se nem ao menos lembro das regras básicas, seria o caso de retroceder em português. Pensando em meus professores me batendo na palma de mão com um palmatória de cor azul.

Imprimir em nossa mente que a língua portuguesa á fácil, isso é balela, é a língua mais difícil de ser estudada e copompreendida.

Estou fazendo pós em Educação em Língua portuguesa, me sinto perdida com a fala, colocações torpes ao meu ver, vendo o navio passar como um gigante, e eu, ali, parada sem nada enteder. Passar por um academia quando nem o professor sabe se expressar com o mínimo da norma culta.

Perdoe-me escritores de escrivaninha meu desabafo, gostaria de aprender e dominar a língua poertuguesa com desenvoltura, não somente imprimir minhas idéas ,mas contribuir com a educação desse país, obrigada pelo seus comentários que virão.