TEVÊ EM CORES OU TEVÊ A CORES?

Esta é uma das dúvidas mais comuns de nossa língua. A maioria da população, ao comprar um televisor, pergunta ao vendedor: “É a cores?”

Assim como parte dos brasileiros, por se expressar em linguagem coloquial (popular), o vendedor logo responde: “Sim, minha senhora! É a cores!”.

Esta pergunta surgiu ainda na década de 1970, quando os televisores dividiam-se em duas categorias: preto e branco e em cores.

Havia aqueles que compravam os televisores em preto e branco (os mais pobres, principalmente) e os que adquiriam os em cores (os mais ricos). Mas a dúvida, apesar dos anos, foi se disseminando, ao ponto dos gramáticos emitirem notas em jornais e revistas explicando a forma correta desta expressão.

Meus amigos, o direito à dúvida é legítimo; todavia, a resolução da mesma também o é. Assim, ao se expressar, principalmente na escrita, use sempre a linguagem padrão (culta), pois ela lhe abrirá as portas para um mundo promissor.

No caso específico, a preposição a fica deslocada no contexto; em seu lugar, deve-se usar outra preposição, no caso, a em. Confiram as perguntas e respostas abaixo:

__Como é sua tevê? (Aqui, a pessoa refere-se à imagem do televisor e não à sua aparência física).

__Em cores.

__Como é sua tevê?

__A preta e branca. (Vejam, não houve a coesão necessária para que a frase obtivesse o pleno sentido).

Observem de novo, agora com a questão corrigida:

__Como é sua tevê? (imagem)

__Preta e branca.