DICAS PARA ELABORAÇÃO DE FRASES

13 DICAS IMPORTANTES PARA A ELABORAÇÃO DE FRASES

1. A princípio, escreva frases curtas. Os “períodos longos” dificultam a compreensão do texto. Depois, com a prática, você poderá variar o comprimento das frases.

2. Verifique se a frase não apresenta duplo sentido (mais de uma interpretação). Exemplo:

- Renato beijou a namorada e Felipe também.

REESCRITA = Renato beijou a namorada e Felipe beijou a dele também.

3. Não deixe frase inacabada. Mantenha-a sempre com sentido completo.

4. Nunca repita palavras no período ou em frases próximas. Troque-as por sinônimos ou dê nova redação à frase. Exemplo:

- Meu vizinho "será" levado ao Hospital das Clínicas, onde "será" submetido a uma cirurgia.

REESCRITA = Meu vizinho será levado ao Hospital das Clínicas, onde se submeterá a uma cirurgia.

5. Elimine os pronomes desnecessários à frase (eu, nós, ele, ela, eles, elas). Exemplo:

- Anteontem "ela" ficou com febre, foi ao médico e "ela" descobriu que estava com rubéola.

REESCRITA= Anteontem ela ficou com febre, foi ao médico e descobriu que estava com rubéola.

6. Evite abreviações ( c/ - p/ - tb – q/ - qdo. ). Procure escrever as palavras por extenso. As abreviações são consideradas incorretas.

7. O uso das palavras " daí, então, aí " é mais comum na língua falada. Você pode eliminá-las da frase ou substituí-las por outras palavras de mesmo significado (logo depois, nesse momento, nesse caso, mais tarde etc.).

8. Não use de forma abusiva as palavras " e, pois, mas ". O "e" pode ser substituído por vírgula ou ponto. "Pois" e "mas", quando não puderem ser eliminadas da frase, podem ser trocadas por sinônimos. No lugar de "pois", escreva "porque, já que, por isso que, uma vez que". Em vez de "mas", utilize "porém, entretanto, todavia, contudo".

9. Evite repetir a palavra "que" numa frase. A sua repetição demasiada deixa os textos truncados. Exemplo:

- Quero o dinheiro "que" está no cofre "que" fica atrás do quadro!

REESCRITA = Quero o dinheiro do cofre que fica atrás do quadro!

10. Observe com cuidado as orações, para que seus elementos não fiquem sem um relacionamento indispensável. Assim, todo sujeito deve ter seu respectivo predicado; todo verbo de sentido incompleto precisa de seu respectivo complemento (objeto direto e/ou objeto indireto). Exemplo:

- As escolas públicas localizadas na periferia da capital, essas escolas são mais visadas pelos marginais.

REESCRITA = As escolas públicas localizadas na periferia da capital são mais visadas pelos marginais. (são = VL)

11. Não alterne indevidamente o foco narrativo - ou ponto de vista - numa narração (mudança de 3ª para 1ª pessoa, ou vice-versa).

12. Quando as ações expressas pelos verbos são simultâneas, isto é, quando se realizam ao mesmo tempo, deve haver correspondência entre os tempos verbais.

13. Utilize sempre um dicionário, não para escolher palavras “difíceis” ou “bonitas”, mas para confirmar o significado e a grafia das palavras e para incorporar outras ao seu vocabulário.

Comece por aqui:

“A televisão teve o seu uso degenerado: virou balcão de negócios, o paraíso do merchandising, o passatempo exclusivo de mentes rombudas e bússola do seu gosto, uma usina de mitos sem pedigree, ubíquos e pateticamente narcisistas.” (parágrafo extraído da Revista BRAVO!)

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(22/07/08) PRÁTICA DE REESCRITA (Textos do cotidiano)

Dorival Coutinho da Silva
Enviado por Dorival Coutinho da Silva em 20/07/2008
Reeditado em 11/06/2011
Código do texto: T1089363
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