Cumulatrix, o poetrix continuum

“A intenção é de dar a ideia de continuum”

Cumulatrix traz uma experimentação poética interessante, pois desafia o principal formato do Poetrix. Ele propõe a produção de um poemeto que explore a repetição das palavras final e inicial de cada verso. Essa repetição não apenas reforça a ideia central do poema, como também cria um efeito estético e sonoro que prende a atenção do leitor. Mais uma variação criada pelo poeta Pedro Cardoso, oferece uma nova perspectiva de expressão poética, utilizando a repetição das palavras para criar uma sensação de continuidade.

Para o seu criador, o Cumulatrix “pode ser uma opção para iniciantes na arte poetrixtica devido à sua facilidade de construção, por ser um poemeto encadeado”. Vamos entender melhor essa explicação: o Cumulatrix é um tipo de poema que segue uma estrutura específica, conhecida como poema encadeado. Nessa estrutura, cada verso do poema deve começar com a mesma última palavra do verso anterior, criando assim um encadeamento entre os versos. Isso significa que a construção do poema é facilitada, uma vez que há uma regra simples a seguir.

De acordo com Pedro Cardoso, para iniciantes na arte do poetrix, essa facilidade de construção pode ser benéfica, pois ajuda a entender e praticar a criação de poemas de forma mais estruturada. Ao se concentrar em um aspecto específico, como a repetição e encadeamento das palavras, os iniciantes podem desenvolver habilidades fundamentais de poesia, como ritmo, sonoridade e criatividade dentro de limitações controladas. Além disso, ao seguir uma estrutura predefinida, os iniciantes podem sentir-se mais seguros em suas criações, já que têm uma direção clara a seguir. Isso pode proporcionar uma sensação de apoio e ajudar a reduzir a pressão de criar algo completamente original e inovador desde o início.

Portanto, a facilidade de construção do Cumulatrix como um poemeto encadeado torna-o uma opção interessante para iniciantes na arte poetrixtica, oferecendo uma abordagem estruturada e acessível para a criação poética.

Exemplos básicos de Cumulatrix para contemplação:

1. PRESUNÇÃO

(Darlan Torres)

Penso em vós

Aqui, sorrindo...

Imagino nós

2. PRETENSÃO

(Darlan Torres)

Imagino nós

num paraíso

a sós!

3. INTENÇÃO

(Darlan Torres)

A sós

laçado contigo

em nós!

O Cumulatrix é uma forma poética interessante dentro do poetrix. Há uma repetição intencional de palavras para criar uma corrente de ideias e sentimentos. Nesse caso específico, os poetrix exploram a presunção, a pretensão e a intenção de estar junto. No primeiro poetrix, há o pensamento em alguém, seguido pela imagem de nós dois juntos. No segundo, a imaginação se estende para um paraíso, ainda mantendo a ideia de estarmos juntos. E no terceiro, a expressão "a sós" é repetida para enfatizar o desejo de estarmos unidos, conectados como um só. Essa repetição cria uma sensação de continuidade e intensidade na sequência dos poemas, reforçando os sentimentos transmitidos em cada um deles. O Cumulatrix é uma forma poética criativa e cativante que permite explorar diferentes nuances e emoções através da repetição estratégica de palavras-chave.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 29/09/2023
Código do texto: T7896700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.