Tautotrix como um jogo criativo

O poetrix abrindo espaço para tautogramas

O Tautotrix, uma inovação no campo do Poetrix, é a criação de Carlos Fiore que trouxe consigo um desafio para os amantes das palavras. Essa subcategoria do Poetrix exige uma habilidade única do poeta, pois consiste em escrever um pequeno poema em que todas as palavras comecem com a mesma letra, tal qual em um tautograma. Seguindo as normas estabelecidas na Bula Poetrix, o Tautotrix exige um domínio da linguagem e um jogo criativo com as letras. É uma forma de experimentação literária que desafia os limites da escrita, já que colocar restrições em uma composição poética pode parecer um obstáculo, mas na verdade, é uma oportunidade de pensar e criar de uma maneira diferente.

Exemplos de Tautotrix para contemplação:

1. VERSOS VOLÁTEIS

(Darlan Torres)

Versos valem vidas,

voam, vagam vertiginosos,

vistos vão viscosos.

Neste exemplo, todas as palavras começam com a letra "v". Esse desafio obriga o poeta a procurar palavras que se encaixem nas métricas e rimas desejadas, ao mesmo tempo que mantêm a coesão e significado poético.

O Tautotrix é uma forma múltipla do Poegtrix que desafia a criatividade dos poetas e permite uma exploração profunda do poder das palavras. É uma oportunidade para experimentar novas técnicas e exercitar a escrita poética de forma única e interessante.

2. CACHORROS CONTENTES

(Darlan Torres)

Cachorros correm contentes

convém cuidar cada criaturinha

com certo carinho

O jogo criativo no tautotrix "Cachorros contentes" retrata a alegria dos cachorros enquanto correm. Também enfatiza a importância de cuidar dessas criaturas com o devido carinho. Desta vez, as palavras empregadas para a construção do poetrix foram começam com a letra “c”, do título ao último verso.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 28/09/2023
Reeditado em 29/09/2023
Código do texto: T7895939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.