Palavratrix: poesia de uma palavra

O poetrix com uma característica singular

Mais uma vertente poetrixtica criada por Pedro Cardoso, o Palavratrix é uma forma poética que deriva do Poetrix, porém com uma característica singular. O seu principal atributo é ser composto por uma única palavra, de forma a explorar diferentes interpretações e significados quando segmentada em três versos.

Ao dividir a palavra em três pés, o poeta é desafiado a encontrar diferentes sentidos e significados para cada parte. É como se a palavra se desdobrasse em novas possibilidades, abrindo espaço para a criatividade do autor e para interpretações múltiplas por parte do leitor.

Essa técnica de segmentar uma única palavra em três versos pode resultar em diferentes formas de exploração poética. O autor pode optar por utilizar jogos de palavras, trocadilhos ou até mesmo explorar diferentes significados da mesma palavra, em um exercício de imaginação e linguagem. Além disso, o título da poesia tem um papel fundamental no Palavratrix, pois complementa e direciona o sentido do texto. Ele funciona como uma espécie de guia que ajuda o leitor a compreender a proposta do poema e a estabelecer uma conexão entre os versos e a palavra utilizada.

O Palavratrix permite ao autor explorar diferentes facetas de uma única palavra, conferindo-lhe novos sentidos e interpretações. É uma técnica desafiadora que exige do poeta habilidade linguística e criatividade na construção do texto. Ao mesmo tempo, proporciona ao leitor uma experiência poética única, que estimula a reflexão e a interpretação ampla.

Exemplos de Palavratrix para contemplação:

1. PENSO EM TEU CORPO...

(Sílvia Mota)

pausa

da

mente

O poetrix "Penso em teu corpo...", da escritora Sílvia Mota, é um exemplo notável de como uma palavra apenas pode evocar imagens e sentimentos profundamente poderosos. Neste caso, a autora explora a palavra "pausadamente", segmentando-a em três versos: "pausa/ da/ mente".

O primeiro verso, "pausa", sugere um momento de suspensão, uma brecha no tempo em que o pensamento se ancora no corpo do outro. É como se ela estivesse capturando um instante de contemplação silenciosa, convidando o leitor a se juntar a ela nesse momento de introspecção. Em seguida, a palavra-verso "da" serve como uma junção sutil entre as duas palavras-chave. Ela dá a entender que a pausa está intrinsecamente ligada à mente, sugerindo uma conexão profunda entre o pensamento e o corpo do amado. É através dessa pausa mental que o eu lírico é capaz de se conectar intimamente com o outro, mergulhando em sua essência e capturando toda a sua energia sensual.

Por último, a palavra-verso "mente" encerra o poetrix com um toque de mistério. A mente é o centro da reflexão e da imaginação, é onde nascem os pensamentos e as fantasias mais íntimas. Ao incorporar a mente como parte integrante da pausa no pensamento, a autora sugere que é através dessa pausa mental que todo o corpo e a sua sensualidade são plenamente apreciados e compreendidos.

Com apenas uma palavra segmentada em três, Sílvia Mota desperta emoções e imagens intensas no leitor. Esse é o poder do poetrix: a habilidade de concentrar uma riqueza de significados em poucas palavras, despertando a imaginação e fazendo com que os sentimentos fluam. "Penso em teu corpo..." é um convite para uma pausa atenta e reflexiva, uma oportunidade de mergulhar de mente e corpo na intimidade do outro.

2. QUEM CASA QUER

(Kate Weiss)

a

casa

lar

Simples e direto. Com uma palavra, revela o desejo de construir um lar através do casamento. O palavratrix "QUEM CASA QUER", de Kate Weiss, é uma composição minimalista que traz à tona reflexões sobre a instituição do casamento e o desejo de construir um lar. Através de apenas uma palavra, a autora consegue transmitir uma mensagem influente sobre os anseios e expectativas que envolvem o compromisso matrimonial. A palavra "casa" representa não apenas um espaço físico, mas também a ideia de um lar, um refúgio onde se busca conforto, segurança e conexão emocional. Ao unir as palavras "casa" e "lar", Kate Weiss sugere que o verdadeiro objetivo de quem decide se casar é encontrar não apenas uma moradia, mas sim estabelecer um ambiente acolhedor e afetivo onde se possa compartilhar a vida com alguém especial.

A simplicidade do palavratrix em tela ressalta a essência desse desejo universal de encontrar um parceiro e construir um lar sólido e feliz. É uma obra poética que convida à reflexão sobre os sentimentos e aspirações relacionados ao casamento, despertando emoções e pensamentos profundos sobre o significado do amor e da vida a dois, sem deixar de mencionar ainda um terceiro desejo contido: acasalar, que é o ato de reprodução ou união sexual, resultando na fertilização e na produção de descendentes. Tudo o que faz parte integrante em um casamento.

3. VELHO SOLITÁRIO

(Darlan Torres)

a

no

so

A única palavra no poetrix já transmite a tristeza do personagem. "VELHO SOLITÁRIO" evoca uma profunda sensação de melancolia e isolamento. Com uma só palavra, “anoso”, que refere a algo que existe há longos anos; algo antigo, é possível transmitir a imagem de um personagem envelhecido e solitário, imerso em suas próprias experiências e pensamentos. O título traz consigo uma carga de tempo e vivências acumuladas, sugerindo uma história de vida repleta de memórias e possíveis arrependimentos. A solidão é retratada pela última sílaba "so", evocando a ausência de companhia e a sensação de estar isolado do mundo ao redor. A combinação dessas palavras cria um clima introspectivo e reflexivo, convidando o leitor a refletir sobre os aspectos da solidão na vida humana e as emoções que podem acompanhar o envelhecimento. É um palavratrix que desperta sentimentos de compaixão e empatia, levando-nos a contemplar a complexidade da existência humana e a importância do contato humano para nossa felicidade e bem-estar.

4. CAIU A MÁSCARA

(Pedro Cardoso)

Flor

de

lis

Breve e misterioso. Sugere uma revelação ou desmascaramento de algo oculto. Uma flor que realmente não se cheira! O palavratrix "CAIU A MÁSCARA", de Pedro Cardoso, traz à tona a controvérsia e a decepção em torno do caso envolvendo a pastora Flordelis. Com apenas uma palavra, o autor expressa a ideia de que a verdade por trás da imagem pública dessa figura religiosa foi revelada. A palavra "caiu", no título, sugere um colapso ou desmoronamento, indicando que algo anteriormente oculto veio à tona. A referência à "máscara" sugere uma fachada ou imagem falsa que foi descoberta, revelando uma realidade obscura e perturbadora.

A menção à "Flor de lis", que remete ao nome da pastora, pode ser interpretada como uma ironia, evidenciando a contradição entre sua imagem idealizada e a suposta participação no assassinato de seu marido. Esse palavratrix desperta reflexões sobre a natureza da verdade, a fragilidade das aparências e as consequências do engano. É uma obra poética que aborda questões éticas e morais, convidando-nos a questionar nossas percepções e julgamentos sobre pessoas públicas. Ressalta a contradição entre a imagem de pureza e espiritualidade associada à pastora e as acusações graves que surgiram. Esse palavratrix é um lembrete de que nem sempre conhecemos verdadeiramente as pessoas por trás das máscaras que usam. Perceba quanta história conta uma única palavra, como demonstrado aqui nos exemplos de palavratrix fornecidos para contemplação.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 27/09/2023
Reeditado em 12/10/2023
Código do texto: T7895885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.