Clonix, uma releitura poetrixtica

Veja o clone a partir de uma perspectiva diferente

O Clonix é uma variação interessante do Poetrix. Essa subcategoria do Poetrix foi criada pelo escritor Goulart Gomes e pelo poeta Nathan de Castro, com o objetivo de proporcionar uma nova interpretação de um original, desde que com a devida permissão do seu autor. Essa técnica consiste em criar um “clone” a partir de um Poetrix já existente, fazendo uso de substituições de termos ou da pontuação. Dessa forma, é possível alcançar uma releitura, uma nova leitura da obra original. O Clonix permite explorar diferentes significados, nuances e emoções a partir de um mesmo ponto de partida, criando uma experiência poética única.

A substituição de termos ou da pontuação no Clonix proporciona uma mudança sutil ou significativa na leitura do poema, permitindo ao leitor experimentar novas camadas de sentido. Essa técnica instiga a criatividade e a reflexão, tanto por parte do autor que cria o Clonix, quanto por parte do leitor, que se depara com algo familiar, mas com uma perspectiva diferente.

É interessante notar que o Clonix não é uma simples cópia ou imitação do Poetrix original, mas sim uma reinvenção que parte de uma autorização do autor original. Assim, o Clonix respeita os direitos autorais e incentiva a colaboração entre diferentes poetas, promovendo um diálogo criativo. Além disso, o Clonix também contribui para a diversidade e a evolução da poesia contemporânea. Por meio dessa técnica, é possível explorar novas formas de expressão, experimentar com a linguagem, desafiar convenções e potencializar a criatividade. Como resultado, o Clonix amplia as possibilidades da poesia, enriquecendo o cenário literário.

Possuo alguns clonix, que não postarei aqui para dar exemplos porque não entrei em contato com os autores dos originais para pedir a devida autorização. Para demonstração, apresentarei um clone a partir de um de minha própria autoria.

Poetrix-base:

VERSOS VOLÁTEIS

(Darlan Torres)

Versos valem vidas,

voam, vagam vertiginosos,

vistos vão viscosos.

Clonix:

1. VERSOS VELOZES

(Darlan Torres)

Versos voam vivos,

vagueiam, vibrantes,

vivendo vários vórtices.

2. VERSOS VIVOS

(Darlan Torres)

Vivazes versos

voam, vagam,

vivificam vogais.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 27/09/2023
Reeditado em 28/09/2023
Código do texto: T7895113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.