Concretrix: uma poesia concreta

O Poetrix mergulhando no campo da poesia concreta

A poesia é uma forma de expressão artística que permite explorar as fronteiras da linguagem, possibilitando aos poetas criar obras que transcendem a simples comunicação. Dentre as diversas correntes poéticas, destaca-se a poesia concreta, um movimento vanguardista que busca explorar o caráter visual da poesia. Dentro dessa corrente, surge o Concretrix, uma subcategoria do Poetrix criada pelo escritor Pedro Cardoso.

O Concretrix adentra o campo da poesia concreta, um estilo que se destaca por seu caráter inovador e experimental. Ao contrário da poesia tradicional, que se concentra principalmente na palavra escrita, o Concretrix utiliza caracteres ou disposições gráficas para criar sua estrutura poética. O resultado é uma obra que se apresenta de forma visualmente atraente, desafiando as convenções e expectativas do leitor.

Uma das características mais marcantes do Concretrix é a sua capacidade de transmitir significados através de elementos visuais. Ao utilizar diferentes formas, tamanhos, cores e disposições dos caracteres, o poeta concretista cria uma poesia que vai além do simples conteúdo semântico das palavras. Essa abordagem visual proporciona uma experiência estética única, envolvendo o leitor de forma mais intensa e profunda. Outro aspecto fundamental do Concretrix é a sua capacidade de comunicar-se de forma concisa e direta. O poetrix, como é conhecido, é um formato poético breve, composto por apenas três linhas. No Concretrix, essas três linhas são complementadas por uma estrutura visual que amplifica seu impacto. Dessa forma, o poeta concretista consegue transmitir emoções e sensações em um espaço reduzido, proporcionando uma experiência poética concentrada.

O Concretrix também é uma forma de poesia que rompe com as barreiras do texto escrito, podendo ser expresso em diversos suportes e mídias. Dessa maneira, o poeta concretista pode explorar novas possibilidades de expressão, utilizando elementos visuais como cores, formas, imagens e até mesmo animações para criar seus Concretrix. Essa abertura para a experimentação e inovação faz do Concretrix uma forma de poesia viva e em constante evolução.

Exemplo de Concretrix para contemplação:

N(AMOR)O

(Pedro Cardoso)

- - >

< - -

- - > < - -

O poeta Pedro Cardoso é uma das autoridades quando o assunto é Poetrix e suas dormas múltiplas. Este concretrix dele revela de forma magistral a essência do amor por meio de uma abordagem concreta. A estrutura minimalista e simétrica do texto poetrixtico representada pelas setas dispostas de forma geométrica remete à complexidade dos sentimentos e suas diversas facetas. A escolha precisa das palavras é capaz de transmitir uma carga emocional intensa, permitindo ao leitor uma experiência sensorial. Neste poetrix concreto, o poeta demonstra uma habilidade incrível utilizando essa modalidade poética especial como uma ferramenta para dar vida aos sentimentos mais profundos.

Cada seta evoca múltiplas direções e interpretações. O desafio de comunicar tanto em tão poucas palavras é habilmente superado aqui, fazendo deste concretrix uma verdadeira obra-prima da poesia contemporânea.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 25/09/2023
Reeditado em 06/10/2023
Código do texto: T7893548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.