Acrostrix, variação em desafio

Glosando sobre o Acrostrix

O Acrostrix é uma forma poética criada pelo renomado poeta Alberto Valença, e consiste em um acróstico em poetrix. Esta subcategoria do Poetrix deve ser construída dentro das regras de composição do Poetrix, respeitando principalmente o limite de 30 sílabas métricas no terceto. No caso do Acrostrix, o desafio é unir o formato do Poetrix com a técnica do acróstico - uma figura de linguagem que se baseia nas letras iniciais ou finais de cada verso para formar uma palavra, uma frase ou até mesmo um texto mais longo. Essa técnica permite que o poeta traga outros elementos para a composição do poema, aproveitando-se do formato do Poetrix de forma criativa.

Assim, o Acrostrix se torna um verdadeiro exercício de habilidade poética, pois o poeta precisa ser capaz de criar um poema conciso e impactante que resuma uma ideia ou emoção em apenas 30 sílabas métricas. Essa combinação de técnicas, do Poetrix com o acróstico, funciona de forma excepcional, pois permite que o poeta explore o poder das palavras de uma forma muito intensa e inovadora. Ao construir um acróstico dentro das limitações do Poetrix, o poeta é obrigado a buscar palavras e frases que não apenas complementem o sentido do poema, mas também sejam impactantes por si só.

O Acrostrix, portanto, é uma forma poética desafiadora e criativa que traz uma nova perspectiva ao já poderoso Poetrix. Ao explorar as possibilidades do acróstico dentro do formato conciso do Poetrix, o poeta é capaz de criar poemas que são verdadeiras obras de arte, capazes de emocionar e fazer refletir em apenas algumas palavras. É uma forma de expressão poética que exige técnica, sensibilidade e criatividade, e que certamente merece ser apreciada e valorizada.

Exemplo de Acrostrix para contemplação:

1. PAZ

(Darlan Torres)

Pretensão do âmago

Amargamos sem

Zelemos e cultivemos

O acrostrix em tela é bem simples, mas com uma mensagem poderosa sobre a necessidade de valorizar e promover a paz em nossas relações e atitudes, em todas as suas dimensões.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 22/09/2023
Reeditado em 29/09/2023
Código do texto: T7891863
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.