Spine Poetrix - poesia com títulos de livros

Uma nova dimensão à forma

O Spine Poetrix é uma abordagem criativa e interessante do famoso Spine Poetry, uma forma de arte poética que se popularizou em 2013. Essa técnica consiste em criar uma poesia a partir de títulos de livros já publicados, que são empilhados e fotografados.

Ao propor o exercício do Spine Poetrix, o escritor Goulart Gomes expandiu essa ideia, criando poetrix de forma semelhante, porém com algumas nuances. Sua proposta é que os poetrixtas escolham um livro que traga o título do poetrix desejado. Em seguida, eles devem posicionar outro livro virado ao contrário, funcionando como uma linha em branco que separa o título da estrofe.

É importante ressaltar que o criador sugere a utilização de outros três livros empilhados para criar os três versos do terceto. Essa nova subcategoria do Poetrix deve seguir as regras preestabelecidas na Bula Poetrix. Assim, é necessário respeitá-las ao criar um poetrix usando a técnica do Spine Poetry. É essencial que o poetrix faça sentido, agregando significado e coerência aos versos compostos pelos títulos dos livros empilhados. Essa abordagem diversifica o Spine Poetry original ao agregar uma estrutura fixa, o terceto, ao processo de criação.

A utilização de livros como base para a composição poética traz uma nova dimensão à forma como os títulos são utilizados para expressar emoções e mensagens literárias. O Spine Poetrix oferece aos praticantes a oportunidade de explorar a intertextualidade, a criatividade e a conexão entre diferentes obras literárias. A partir dos títulos dos livros, é possível criar composições únicas, combinando ideias e conceitos de diferentes fontes. Além disso, essa forma de arte possibilita uma abordagem visual interessante.

Os livros empilhados podem ser fotografados e compartilhados, ampliando a experiência poética para além do texto escrito. Dessa forma, o Spine Poetrix também se torna uma maneira de disseminar e apreciar a poesia de maneira visual e acessível.

Ao analisar a possibilidade de desenvolver mais uma variação do Poetrix exercitando o Spine Poetry com uso das regras do poetrix, Goulart criou para exemplo o primeiro Spine Poetrix brasileiro:

PARAÍSO PERDIDO

(Goulart Gomes)

Admirável Mundo Novo

Debaixo das Rodas

Gota d’água

Observe que o poeta utilizou os títulos de quatro livros já publicados para a criação do Spine Poetrix que contemplamos acima: “Paraíso Perdido” é o livro de John Milton utilizado para o título; o primeiro verso veio do título do livro do escritor inglês Aldous Huxley, “Admirável Mundo Novo”; o segundo verso a partir de “Debaixo das Rodas”, livro de Hermann Hesse, escritor alemão; e o último verso, do livro “Gota d’água”, do nosso conhecido cantor e escritor Francisco Buarque de Holanda, mais conhecido como Chico Buarque.

Mais exemplos de Spine Poetrix para contemplação:

O CRIADOR*

(Darlan Torres)

A mulher é um show**

Amor e sobrevivência***

Luz e sombras****

Autores: *Semíramis Paterno, **Edson de Paula, ***Dean Ornish, ****Maria José Dupré.

SANGUE NA LUA*

(Tânia Souza)

Fúria Lupina**

Em algum lugar do passado***

O lobo mau no divã****

Autores: *James Ellroy, **Alfer Medeiros, ***Richard Matheson, ****Laura James.

O ESPELHO MÁGICO*

(Darlan Torres)

O tempo é um rio que corre**

Um longo amor***

O valor do amanhã****

Autores: *Ângelo Gaiarsa, **Lya Luft, ***Pesquisar, ****Eduardo Giannetti.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 16/09/2023
Reeditado em 28/09/2023
Código do texto: T7886737
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.