SOTRIX

Sempre acreditei que o diferencial do Poetrix está na sua simplicidade construtiva. Esta característica nos impulsiona a buscar outras formas e possibilidades de composição. Tais variações permitem ao autor mudar o foco de sua narrativa quando bem entender. Tudo isso sem perda de qualidade nos tercetos.

O SOTRIX tem como característica fundamental a prática do minimalismo, da concisão e da leveza.

Sua construção é fundamentada em apenas três palavras, que dão vida aos versos. Pode se assemelhar ao Palavratrix, porém, não se resume a ele.

No caso do SOTRIX o título é, sem dúvida, o componente principal. É ele que norteia o universo do poema, que dialoga com o texto. Sendo assim, não pode ser um mero indicador.

A essência do SOTRIX está na manifestação do nosso ponto de vista pessoal, mas de acordo com as nossas influências externas e culturais.

Em outras palavras, é uma espécie de tradução de expressões populares.

Veja este exemplo:

1 - Saci-pererê

de

moleque

Saci-pererê é uma figura marcante no folclore brasileiro, caracterizada por um menino negro e travesso, que fuma cachimbo e carrega uma carapuça.

O pé-de-moleque é um doce típico da culinária brasileira, feito a partir da mistura de amendoim com rapadura.

A denominação "pé de moleque" também pode ser usada como referência ao calçamento de pedras irregulares, presente em cidades históricas brasileiras.

Porém, o saci-pererê é um ente que exerce um poder sobrenatural no imaginário das crianças. Uma personificação da travessura, da molecagem.

Outros exemplos:

2 - Cantando na Chuva

de

valsa

3 - Face oculta

pés

de

galinha

4 - Buscapé

rabo

de

fogo

Cabe dizer que o óbvio compromete o todo, mas a subjetividade valida qualquer modelo.

E viva a poesia!!!

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 06/08/2018
Reeditado em 14/07/2020
Código do texto: T6411397
Classificação de conteúdo: seguro