DEZ DICAS PARA UM BOM POETRIX
(por Goulart Gomes*)
Um poetrix não é uma frase fatiada em três partes.
Vamos tomar um exemplo:
TELEFONEMA
passei a noite em casa
esperando que ela ligasse
mas ela não ligou
Isso não é um poetrix.
É a primeira oração de um texto!
Está simplesmente horrível!
Mas, notemos como ele poderia ficar bem melhor, se a idéia fosse expressada de outra forma:
TELEFONEMA
noite em branco
telefone mudo
até o amanhecer
1. EVITE AS ORAÇÕES COORDENADAS.
Aquelas que se unem através de vírgulas ou conjunções E, MAS, PORÉM, etc.
2. EXPLORE O PODER DO TÍTULO.
Uma das grandes vantagens do poetrix é a existência do título, o que não há no hai-kai. Por vezes, ele pode ganhar uma característica de “verbete”, sendo definido pela estrofe. Suprimam o título e observem diferença que faz:
SEMÁFORO
pensei ser outra lua
olho verde contra o céu
fugaz, no meio da rua
Outro trunfo é que o título não entra na contagem de sílabas.
Assim, alternativas criativas podem ser formuladas.
Num exercício “exagerado” desta possibilidade, uso como exemplo esse título:
Vamos tomar um exemplo:
TELEFONEMA
passei a noite em casa
esperando que ela ligasse
mas ela não ligou
Isso não é um poetrix.
É a primeira oração de um texto!
Está simplesmente horrível!
Mas, notemos como ele poderia ficar bem melhor, se a idéia fosse expressada de outra forma:
TELEFONEMA
noite em branco
telefone mudo
até o amanhecer
1. EVITE AS ORAÇÕES COORDENADAS.
Aquelas que se unem através de vírgulas ou conjunções E, MAS, PORÉM, etc.
2. EXPLORE O PODER DO TÍTULO.
Uma das grandes vantagens do poetrix é a existência do título, o que não há no hai-kai. Por vezes, ele pode ganhar uma característica de “verbete”, sendo definido pela estrofe. Suprimam o título e observem diferença que faz:
SEMÁFORO
pensei ser outra lua
olho verde contra o céu
fugaz, no meio da rua
Outro trunfo é que o título não entra na contagem de sílabas.
Assim, alternativas criativas podem ser formuladas.
Num exercício “exagerado” desta possibilidade, uso como exemplo esse título:
ESTUDO SOCIOANTROPOLÓGICO DE UM CIDADÃO LATINOAMERICANO
DE CLASSE SOCIAL DESFAVORECIDA, À LUZ DA NOVA ORDEM MUNDIAL, IMPACTADA PELA GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO, NUM ENFOQUE MÍSTICO-TRANSCENDENTAL, CORROBORADO PELOS IDEAIS FREUDIANOS-LENINISTAS, SEM ASPIRAÇÕES EPICURISTAS
DE CLASSE SOCIAL DESFAVORECIDA, À LUZ DA NOVA ORDEM MUNDIAL, IMPACTADA PELA GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO, NUM ENFOQUE MÍSTICO-TRANSCENDENTAL, CORROBORADO PELOS IDEAIS FREUDIANOS-LENINISTAS, SEM ASPIRAÇÕES EPICURISTAS
nasceu
cresceu
desencarnou
3. MINIMALIZE.
Corte tudo o que está sobrando.
Escrever um poetrix é lapidar um diamante. Nenhum texto fica pronto “de primeira”. É preciso, sempre, trabalhá-lo.
Literatura é 10% inspiração e 90% transpiração.
Com o poetrix, apesar de pequeno, não é diferente.
Exemplo:
ANTES:
DRAGÃO
com a cabeça no ar
e com os pés no chão
é um homem? não, um dragão
DEPOIS:
DRAGÃO
cabeça no ar
pés no chão
homem? dragão
4. PESQUISE.
Enriqueça o seu texto com informações pertinentes.
Vejam este poetrix:
XENOGLOSSIA
na Planície de Sine-Ar
decifrar tua língua
em minha Torre de Babel
Após ter a idéia, fui à Bíblia obter mais informações sobre a Torre de Babel.
Lá descobri que ela foi supostamente erguida na planície de Sinear. Em latim, “sine” quer dizer sem.
A informação caiu perfeitamente: a língua, a torre, alguém “sem ar”... Uma pequena informação pode fazer uma grande diferença.
5. NÃO CONFUNDA POETRIX COM HAI-KAI.
Para isso, é importante conhecer, também, os fundamentos do hai-kai.
Para começar: se o tema do seu poetrix é a Natureza, desconfie. Pode ser que nasça um hai-kai, e não um poetrix.
6. UTILIZE FIGURAS DE LINGUAGEM.
Em todas as formas poéticas, o uso de figuras de linguagem, metáforas, tropos e imagens enriquecem bastante o texto.
Por vezes, é necessário “substantivá-lo”.
QUANDO A MARÉ ENCHER
Verdi no azul do mar
tocando forró no piano
pra Netuno e Yemanjá
7. ACABE COM AS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS.
Mas, Contudo, Porém, Todavia, Não Obstante, Entretanto, No entanto, geralmente não servem para nada em um poetrix, assim como a conjunção explicativa Pois.
8. NÃO FORCE RIMAS.
Poetrix não é soneto. Às vezes pode-se dispensar completamente uma rima, utilizando-se bem o ritmo, a sonoridade e a riqueza semântica das palavras.
9. POETRIX NÃO É PROVÉRBIO
Muito menos, frase de pára-choque de caminhão.
Evite coisas como :
ARROCHA
mulher e parafuso:
comigo
é no aperto
(Só um texto explicativo, mesmo, para me fazer criar uma “coisa destas”! Que sacrifícios a gente não faz pela Literatura! Horrível isso!)
10. O NÃO-DITO FALA MAIS QUE O DITO.
Não pense que seu leitor é burro. Não dê tudo “mastigado”.
Faça com que seu texto “dialogue” com o leitor, permita que ele faça sua própria “viagem” nas palavras:
ÁCIDO
a água furou a pedra
moinhos de amsterdã
a manhã será mais bela
HOLOKAWSTO
há o que não houve
retalhos de nylon
cogumelo atônito
E, para finalizar, não esqueça:
O POETRIX é um poema composto de título e uma estrofe de três versos (terceto) com um máximo de 30 sílabas métricas.
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* GOULART GOMES nasceu em 1965, é bahiano, poeta, contista, ficcionista, professor de Literatura Brasileira e Administrador de Empresas.
É o criador do POETRIX e um dos fundadores do Grupo Cultural Pórtico.
Durante a IIIª Feira Internacional do Livro da Bahia, em 1999, Goulart formulou as bases de uma nova linguagem poética, com a publicação do Manifesto Poetrix, no seu livro TRIX – POEMETOS TROPI-KAIS.
O Movimento Internacional Poetrix (MIP) já possui adeptos em vários países.
O neologismo POETRIX foi criado a partir de POE (poesias) e TRIX (três).
Desde o seu surgimento, o poetrix tem sido um assunto bem polêmico, e, isso se deve ao fato de ser dissidente do haikai (em português: hai-cai).
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cresceu
desencarnou
3. MINIMALIZE.
Corte tudo o que está sobrando.
Escrever um poetrix é lapidar um diamante. Nenhum texto fica pronto “de primeira”. É preciso, sempre, trabalhá-lo.
Literatura é 10% inspiração e 90% transpiração.
Com o poetrix, apesar de pequeno, não é diferente.
Exemplo:
ANTES:
DRAGÃO
com a cabeça no ar
e com os pés no chão
é um homem? não, um dragão
DEPOIS:
DRAGÃO
cabeça no ar
pés no chão
homem? dragão
4. PESQUISE.
Enriqueça o seu texto com informações pertinentes.
Vejam este poetrix:
XENOGLOSSIA
na Planície de Sine-Ar
decifrar tua língua
em minha Torre de Babel
Após ter a idéia, fui à Bíblia obter mais informações sobre a Torre de Babel.
Lá descobri que ela foi supostamente erguida na planície de Sinear. Em latim, “sine” quer dizer sem.
A informação caiu perfeitamente: a língua, a torre, alguém “sem ar”... Uma pequena informação pode fazer uma grande diferença.
5. NÃO CONFUNDA POETRIX COM HAI-KAI.
Para isso, é importante conhecer, também, os fundamentos do hai-kai.
Para começar: se o tema do seu poetrix é a Natureza, desconfie. Pode ser que nasça um hai-kai, e não um poetrix.
6. UTILIZE FIGURAS DE LINGUAGEM.
Em todas as formas poéticas, o uso de figuras de linguagem, metáforas, tropos e imagens enriquecem bastante o texto.
Por vezes, é necessário “substantivá-lo”.
QUANDO A MARÉ ENCHER
Verdi no azul do mar
tocando forró no piano
pra Netuno e Yemanjá
7. ACABE COM AS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS.
Mas, Contudo, Porém, Todavia, Não Obstante, Entretanto, No entanto, geralmente não servem para nada em um poetrix, assim como a conjunção explicativa Pois.
8. NÃO FORCE RIMAS.
Poetrix não é soneto. Às vezes pode-se dispensar completamente uma rima, utilizando-se bem o ritmo, a sonoridade e a riqueza semântica das palavras.
9. POETRIX NÃO É PROVÉRBIO
Muito menos, frase de pára-choque de caminhão.
Evite coisas como :
ARROCHA
mulher e parafuso:
comigo
é no aperto
(Só um texto explicativo, mesmo, para me fazer criar uma “coisa destas”! Que sacrifícios a gente não faz pela Literatura! Horrível isso!)
10. O NÃO-DITO FALA MAIS QUE O DITO.
Não pense que seu leitor é burro. Não dê tudo “mastigado”.
Faça com que seu texto “dialogue” com o leitor, permita que ele faça sua própria “viagem” nas palavras:
ÁCIDO
a água furou a pedra
moinhos de amsterdã
a manhã será mais bela
HOLOKAWSTO
há o que não houve
retalhos de nylon
cogumelo atônito
E, para finalizar, não esqueça:
O POETRIX é um poema composto de título e uma estrofe de três versos (terceto) com um máximo de 30 sílabas métricas.
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* GOULART GOMES nasceu em 1965, é bahiano, poeta, contista, ficcionista, professor de Literatura Brasileira e Administrador de Empresas.
É o criador do POETRIX e um dos fundadores do Grupo Cultural Pórtico.
Durante a IIIª Feira Internacional do Livro da Bahia, em 1999, Goulart formulou as bases de uma nova linguagem poética, com a publicação do Manifesto Poetrix, no seu livro TRIX – POEMETOS TROPI-KAIS.
O Movimento Internacional Poetrix (MIP) já possui adeptos em vários países.
O neologismo POETRIX foi criado a partir de POE (poesias) e TRIX (três).
Desde o seu surgimento, o poetrix tem sido um assunto bem polêmico, e, isso se deve ao fato de ser dissidente do haikai (em português: hai-cai).
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[Ligeira adaptação desse apontamento e grifos são de responsabilidade de Kathleen Lessa.]