Grafotrix
O Grafotrix é mais uma derivação do Poetrix que me leva a acreditar que a figura pode ser tão importante quanto a escrita.
O Grafotrix exige do autor uma dose de imaginação que vai além da poética das palavras. Para tanto, é preciso que se crie na mente a figura que será representada pela escrita em três versos.
Nos remete aos poemas concretos e ao mesmo tempo às artes plásticas. É uma mistura do imaginário com o realismo, advindos do cotidiano.
É importante observar que o texto e a figura se completam.
As figuras podem ser repetidas sem a preocupação de plágio, como acontece no caso dos poemas - No céu e Narciso, citados abaixo.
Exemplo:
1 – Bala perdida
dor que ora me mata
tiro
tiro
No poema “Bala perdida” é possível ver a figura de uma pistola. A imagem foi previamente criada em minha mente, exclusivamente para a composição. O texto, por sua vez, expressa o realismo das mortes inesperadas que acontecem com os tiros dados, supostamente, em direção aos inimigos.
Outros exemplos:
2 – Nós
triângulo amoroso
você, a lua
e eu
3 – No céu
de asas abertas
uma águia
voa
4 – Narciso
dentro do poço
me vejo
nu
5– Alpinista
no
pico do Everest
o céu de brigadeiro parece mais bonito
6 – Arribaçã
ave voa vai voa
voa vai ave voa
ave voa vai
7 - Chave da poesia
DA
HIL
ST
8 – Sem futuro
na colher de PAU PAU
PAU
o beija-flor bebe água suja
É preciso dar asas à imaginação...
E viva a poesia!!!
Vejam o que disse Darlan Torres.
Teoria Literária 》Poetrix
GRAFOTRIX ENRIQUECENDO O POETRIX
"Indpiração da poesia concreta e artes plásticas"
O Grafotrix é uma subcategoria recente do Poetrix que tem ganhado destaque na cena literária. Criado por Pedro Cardoso, essa forma de poesia mistura elementos da poesia concreta com as artes plásticas, "exigindo do autor uma dose de imaginação", bem como afirma o criador. Uma das características marcantes do Grafotrix é a utilização das palavras de forma visualmente criativa, criando uma imagem que representa a mensagem que o autor quer transmitir. A disposição das palavras no espaço, suas formas e tamanhos contribuem para a construção dessa imagem poética, permitindo ao leitor uma experiência estética diferenciada. Ao mesmo tempo em que utiliza elementos visuais, ele se mantém atrelado ao cotidiano, trazendo elementos do mundo real para suas composições. Essa mistura entre o imaginário e o realismo do dia a dia dá ao Grafotrix uma identidade única e uma abertura para uma ampla gama de temas. Dessa forma, o autor pode explorar tanto questões pessoais, reflexões intimistas, quanto críticas sociais, questões políticas, entre outros. Essa subcategoria do Poetrix traz consigo uma renovação na forma de fazer poesia, expandindo as possibilidades de expressão e comunicação. Ao trazer a influência das artes plásticas, o Grafotrix estimula o leitor a interagir com a obra de maneira mais sensorial, provocando diferentes sensações e despertando diferentes camadas de interpretação. Como uma forma de expressão recente, ainda está em constante evolução e aberto a experimentações. Seu formato flexível e sua capacidade de reinvenção fazem com que ele seja uma ferramenta dinâmica para os poetas contemporâneos explorarem novas fronteiras da linguagem poética.