Análise do poetrix “fant’azia”, d’A Medusa
“fant’azia
Efeito da coca
[ col’ateral ]
Laranja é ácida
[ fant’azia ]”
O poema “fant’azia” foi publicado no Recanto das Letras no dia dezesseis de outubro de dois mil e dez, pela autora A Medusa.
O título do poema fala sobre a palavra “fantasia”, que é um jogo de palavras. Essa palavra, dividida por um apóstrofo e escrita com “z”, chama a atenção para o que vai vir depois.
Entre colchetes, estão as palavras “col’ateral” e “fant’azia”, onde “col’a” quer referir-se a Cola, que vem da palavra Coca Cola, mas também poderia ser interpretada por “colateral” e, aí, iria nos remeter à drogas, mas não é esse o sentido.
Lendo o título, não percebemos que o poema se trata de refrigerante, achamos que se trata de alguma festa ou algo do tipo. É só com o decorrer da leitura que notamos a presença do refrigerante. A palavra “fant’azia” nos lembra a marca Fanta, por que existe o refrigerante Fanta Laranja, que pode causar azia, por ser ácido.
O assunto do poema é muito bem selecionado, causando um entendimento duplo pela droga e pelo refrigerante.
O poema nos transmite alegria. A sensação de tomar refrigerante Fanta é como ter a sensação de uma fantasia. O poema é muito criativo, pois não é muito comum lermos um poema sobre refrigerante, assim se tornando a leitura prazerosa e, junto com ela, nos fazendo ter uma imaginação além da escrita.
Luana R. e Thaís A.