A importância do título no Poetrix
Na maioria das vezes se inicia uma composição pelo título, mas nem sempre isto é possível ou razoável, até porque o processo de produção não é o mesmo para todas as pessoas que gostam de escrever.
O título é uma designação atribuída a um determinado texto. É como um registro de nascimento, no Poetrix é obrigatório.
O cuidado dispensado ao título deve ser redobrado. Ele direciona o leitor, dá a diretriz do texto, aponta uma trilha. Isto sem falar que pode despertar o interesse pela leitura.
Uma observação: muitos sonetos de Camões são conhecidos pelo primeiro verso, é como se não tivessem uma "marca" definida, uma referência que leve o leitor àquele poema.
Para ilustrar minha teoria, apresento dois Poetrix onde o texto é o mesmo, mas o sentido é completamente diferente.
1 - Empatia
quando a gente se cansa
um do outro
está na hora de trocar de lugar
Só a empatia nos permite compreender as razões do outro.
O título, associado ao poema, nos traz a ideia de que quando estamos cansados um do outro, é preciso que nos coloquemos no lugar dele, na posição dele. Que não o olhemos apenas como um espelho, como algo acabado. É como se nos transportarmos para o outro e nos depararmos com os problemas dele, com os sentimentos e percepções dele, para que assim, pudéssemos compreendê-lo de fato, através do seu próprio olhar e não apenas do nosso ponto de vista. E finalmente conseguimos, retornando ao olhar original, nos vermos inteiramente, quem sabe? Ou até de forma renovada – com a possibilidade de construirmos a relação.
2 - Outro eu
quando a gente se cansa
um do outro
está na hora de trocar de lugar
Por outro lado, no poema “Outro eu”, o título direciona o leitor para outra dimensão. São os dois lados de uma mesma pessoa. As várias facetas de um mesmo indivíduo, mas que também precisa se permitir reavaliar posicionamentos, sentimentos e percepções.
Isto poderia ser considerado “plágio”, uma vez que os textos são exatamente iguais. O que difere é o sentido que cada um deles adquire, nos seus três versos, à partir do título.
Estes foram apenas dois exemplos ilustrativos, para reforçar a importância do título.
E viva a poesia!!!