COMO ESCREVER HAICAIS CLÁSSICOS

ALGUMAS SUGESTÕES PARA ESCREVER HAICAIS CLÁSSICOS(*)

J.W. HACKET (Henderson, 1967)

1.A a vida é a fonte da experiência do haikai. Observe, portanto, o momento presente;

2. Lembre-se que haikai é poesia da vida quotidiana, e que a trivialidade é o seu território;

3. Contemple atentamente os objetos naturais e maravilhas não vistas se revelarão por si mesmas;

4. Identifique-se (até impregnar-se) com seu objeto, qualquer que ele seja: “Isto é você”;

5. Reflita solitariamente e em quietude sobre suas observações da natureza;

6. Não abandone a peculiaridade das coisas – a natureza deve ser refletida apenas como ela é;

7. Não escreva tudo na forma japonesa 5-7-5, uma vez que isto geralmente origina artifícios de enchimento. Expresse sua experiência em uma SINTAXE natural à nossa língua portuguesa;

8. Tente escrever nas três linhas, usando APROXIMADAMENTE 17 SÍLABAS métricas;

9. Use apenas linguagem comum;

10. Sugira, mas certifique-se que está dando o suficiente para o leitor, pois o haicai que confunde, falha;

11. Quando possível, refira-se às estações, uma vez que elas ampliam a dimensão do poema. Lembre-se que as estações podem estar implícitas nos objetos e modificadores do poema;

12. Nunca utilize ALUSÕES OBSCURAS : Haicai é INTUITIVO, não INTELECTUAL;

13. Não menospreze o humor, porém evite a graça gratuita;

14. Rima e outros artifícios poéticos não devem ser tão óbvios que depreciam o conteúdo;

15. Vitalidade é a verdadeira qualidade do haikai, e não a beleza;

16. Nunca sacrifique a clareza da tua intuição pelo artifício: - ao escolha das palavras deve ser guiada pelo sentido;

17. Leia cada verso em voz alta, para que artifícios desapercebidos sejam efetivamente ouvidos;

18. Tenha em mente a recomendação de Thoerau: “simplicidade, simplicidade, simplicidade!”;

19. Detenha-se em cada verso até que ele transmita exatamente o que você quer expressar;

20. Lembre-se da advertência de R.H. Blyth segundo o qual, o haicai é um dedo apontando para a lua, e se a mão está ornada com jóias, nós não veremos para onde ela aponta;

ALGUMAS SUGESTÕES DADAS POR DAVID COOMLER (1981)

a) Não tente ser ou parecer inteligente nem espirituoso nos haicais;

b) Não use muitas palavras, senão o poema perderá em nitidez. Nem use poucas palavras, senão ficará obscuro;

c) Não seja escravo da métrica, mas tente usar 17 sílabas ou menos;

d) Não faça filosofia – nenhum processo de pensamento lógico pode ser exibido;

e) Não compare uma coisa com outra;

f) Não fale de qualquer coisa ou fato como se eles tivessem um significado maior do que realmente têm;

g) Não deixe de usar palavras de uso comum, necessárias ao bom entendimento do haicai. Haicai é expressão de coisas simples, com palavras simples;

h) Não pregue religião, crenças, moral ou ética. Evite assuntos impróprios para ao haicai, como romance, sexo, catástrofes, crimes, etc.;

i) Não use rimas finais nem internas nos versos. Nem use efeitos sonoros pela repetição de determinados sons;

j) Tente sempre indicar a estação do ano em que se criou o haicai, mencionando-a, ou de forma indireta, sugerindo-a com clareza;

k) Evite colocar seu EGO no haicai; evite o uso de EU, ME e MEU;

l) Leia haicais clássicos e observe os que causam efeitos poéticos, os que não causam, e aprenda de ambos;

m) Não dê características humanas para objetos inanimados ou fenômenos da natureza (antropomorfismo e onomatopéia) ou para outras criaturas vivas;

n) O haicai deve transmitir sensações genuínas, sem produzir efeitos calculados;

o) O haicai deve versar sobre a natureza e não sobre abstrações.

(*) Textos levados à discussão da Oficina de Haicais do Grêmio Manacá do Haicai – Curitiba – Pr , pelo Professor Sérgio Francisco Pichorim

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

1. David Coomler, HOKKU: Writing Traditional Haiku in English : The Gift to Be Simple, Templegate Publisher, fevereiro 198, ISBN: 0872432556

2. . Harold Gould Henderson, Haiku IN English, Tuttle Publishing, Junho 1967, ISBN: 0804802289

Lili Maia
Enviado por Lili Maia em 02/09/2005
Reeditado em 14/12/2010
Código do texto: T46912
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