Haicai
HAICAI -- gênero poético, originário do Japão, que surge muito depois do TANKA, e, consiste numa estrofe de três versos de, respectivamente, 5 - 7 - 5 sons métricos. sem rima e, geralmente, sem título. Também, por tradição, seu tema apresenta alguma relação direta ou indireta, com a natureza .
Ao haicai foi dada a caracterísita da natureza, AS 4 ESTAÇÕES DO ANO: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO , INTEMPÉRIES, VULCÕES, O CORRER SINUOSO DE UM RIO...
Enquanto o tanka é um poema encadeado, coletivo, o haicai é um poema que caminha para o individual.
O Haicai consiste basicamente em registrar o instantâneo, como que um clic de uma câmera fotográfica, mas que deve emocionar o leitor. É um passo, um momento, um piscar de olhos. É o efêmero que busca despertar algo na memória de alguém.
Bashô foi quem criou o haikai, a partir do tanka.
Exemplo de HAICAI:
De grinalda branca,
Toda vestida de luar,
A pereira sonha *
Helena Kolody
* Longe de querer corrigir o belo texto da mais popular e querida poetisa paranaense, mas segundo estudos realizados por esta aprendiz, não está correto afirmar que "a pereira sonha" !
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
- CAMPOS, G. Pequeno Dicionário de Arte Poética.
- MOISÉS, M. A criação literária: poesia. 12 ed. Cultrix, 1993.
- AMORA, Antonio S. Introdução à Teoria Literária. 11 ed. Cultrix, 2001.
- FONSECA JUNIOR, J. Do haicai e em seu louvor. Grêmio Cultural Brasil-Nipônico, 1940.
- FRANCHETTI, P. Guilherme de Almeida e a história do haicai no Brasil. In: ALMEIDA, Guilherme de. Haicais Completos, Aliança Cultural Brasil-Japão, 1996.
- BASHÕ. Trilha estreita ao confim. Iluminuras, 1997.