Haicai tradicional (clássico)

Respondendo à observação abaixo

Benedita Azevedo

Assunto: Interessante....

Vivendo e aprendendo, querida...Eu entendera que os haikais nunca poderiam trazer temas que não focalizassem a natureza. Mas se vc fez, então é porque pode, né? (rsss)__Beijos.

Minha querida amiga!

Pode sim, mas vejamos em quais condições.

Em primeiro lugar vamos esclarecer o que é um KIGO.

“Kigo – é o símbolo da natureza que amamos e louvamos. Não é um termo científico e sim haicaístico. Por isso não se exige exatidão científica quanto à catalogação ou distribuição dentro das estações do ano. Contudo deve ser respeitado o caráter particular de cada termo, tendo como referência as modificações verificadas na natureza de acordo com a sazão. Em outras palavras, é a sensibilidade do poeta que vai determinar a leitura do kigo no haicai.” – in Natureza – Berço do haicai.

O haicai clássico é uma poesia de estação. Limita-se às impressões efêmeras do momento que passa. Inspira-se nos elementos da natureza em cada uma dessas fases. Mas também, em eventos vivenciais humanos que aconteçam em cada estação. Desta maneira, CARNAVAL é um kigo de verão. São João é kigo de inverno. Sete de setembro é kigo de primavera e Páscoa é kigo de outono.

De acordo com a Kigologia e Antologia NATUREZA - BERÇO DO HAICAI de H. Masuda Goga e Teruko Oda, da Empresa Jornalística Diário Nippak LTDA, os kigos podem estar ligados às estações do ano da seguinte maneira:

PRIMAVERA – denominação poética do período compreendido pelo trimestre setembro, outubro, novembro. Estação do ano que sucede ao inverno e antecede o verão.Poético: Juventude, aurora da vida, anos dourados, alegria. Sensação de rejuvenescimento, renascimento.

TEMPO: manhã de primavera, calor de primavera etc.

FENÔMENO ATMOSFÉRICO: Céu de primavera, trovão de primavera etc.

GEOGRAFIA: Mar de primavera, Serra de primavera, Rio de primavera, etc.

FAUNA: Gorjeio, beija-flor, mosca de primavera, partida de pássaros etc.

FLORA: (Nem todas as flores são de primavera): jacarandá, amoreira, etc.

VIVENCIAIS: lavrar a terra, semear, plantar café, Dia da Pátria, Dia da Criança, Dia de Finados, Dia da Proclamação, Dia da Bandeira, Semana da Pátria, Festa do peão boiadeiro, Dia do Professor etc.

VERÃO – Denominação poética do período compreendido pelo trimestre dezembro, janeiro, fevereiro. Estação do ano que sucede à primavera e antecede o outono. Poético: vivacidade, sensação de que o horizonte se alarga. Efervescência de sonhos.

TEMPO: verão, dezembro, janeiro, fevereiro, Ano Novo, estação chuvosa, noite de verão, dia de toró etc

FENÔMENO ATMOSRÉRICO: crepúsculo, nuvem de verão, trovão, trovoada, toró, aguaceiro, calorão, seca, estiagem, etc.

GEOGRAFIA: água de nascente, cachoeira, corredeira, pororoca etc.

FAUNA: bicho-preguiça, gambá, garça, piaba, lambari, lesma, siri etc.

FLORA: flor de palmeira, angico, cássia, fedegoso, tinhorão, lótus, etec

VIVENCIAIS: Natal, presépio, árvore de natal, Papai Noel, missa do galo, Ano Novo, Dia de Reis, Carnaval, vestibular, férias de verão, calendário novo, guarda-sol, picolé etc.

OUTONO – denominação poética do período compreendido pelo trimestre março, abril, maio. Estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno. Poética: a maturidade, o ocaso, sensação de melancolia de decadência.

TEMPO: outono, março, abril, maio, vinda de outono, início de outono, tarde de outono, noite alongada, noitinha de outono etc

FENÔMENO: Céu azul profundo, arrebol de outono, águas de março, orvalho, neblina, relâmpago, estrela cadente etc.

GEOGRAFIA: serra de outono, rio de outono, mar de outono, arrozal de outono, água transparente, campo de outono etc.

FAUNA: passarada outonal, sanhaço, codorna, cutia, libélula, louva-a-deus, ave de arribação, esquilo, robalo etc.

FLORA: abacate, algodão, café, caqui, quiabo, uva, cravo, pinhão etc

VIVENCIAIS: Dia da mentira, quaresma, bacalhoada, dia da paixão, sexta-feira-santa, sábado de aleluia, páscoa, Coelho da Páscoa, Dia do índio, Dia do Trabalho, Dia das mães, Dia da abolição, pamonha, curau, Domingo de Ramos, Dia da paixão etc.

INVERNO – denominação poética do período compreendido pelo trimestre junho, julho, agosto. Estação do ano que sucede ao outono e antecede a primavera. Poético: velhice, sensação de solidão.

TEMPO: inverno, junho, julho, agosto, frio, frieza etc.

FENÔMENO: dia curto, vento frio, neve, garoa, etc.

GEOGRAFIA: campo de inverno, campo seco, cascata sec etc.

FAUNA: coruja, borboleta de inverno, micuim, atum etc

FLORA: árvore de inverno, árvore sem folha etc.

VIVENCIAIS: Dia de Santo Antônio, Dia de São João, Festa Junina, balão, quentão, canjica, pau-de-sebo, Dia dos namorados, Dia dos pais, Dia do folclore, Dia do soldado, lareira, luvas de lã, xale, casaco, cobertor, tosse, colheita de café, corte de cana etc

A KIGOLOGIA E ANTOLOGIA citada acima estava esgotada, mas parece que a livraria virtual www.artepaubrasil.com.br

ainda tem alguns volumes. É único no assunto,

no Brasil.

Praia do Anil - Magé - RJ - Brasil

Verão de 2007

Benedita Azevedo
Enviado por Benedita Azevedo em 21/02/2007
Reeditado em 16/03/2008
Código do texto: T388754