Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

HAIKAI

Há alguns anos tive contato com um fazer poético até então desconhecido por mim, o haikai (aportuguesado = Haicai). Na época não busquei conhecer melhor o assunto, então não poderia dizer nada mais que “é interessante”. Mas recentemente, voltei a ter contato com essa manifestação artística e, dessa vez, resolvi estudar o assunto. Agora posso dizer que estou maravilhado com o haicai. Essa forma poética muito nos recorda a tradição filosófica oriental, na qual se busca fazer reflexões partindo de pequenos, mas densamente significativos, postulados filosóficos.

Com o haicai, não se trata exatamente de fazer reflexões filosóficas profundas, embora muitas vezes seja usado como tal, mas sim de captar momentos de nosso cotidiano, apesar de originalmente retratar as estações do ano, bem definidas no Japão, o haicai é como uma "fotografia escrita", mas não estático e sim dinâmico, visto que, através de um haicai o leitor pode sentir o momento ali retratado. E ainda, contemporaneamente, é usado para outros fins como no exemplo 2 ao final desse texto, exemplo esse que tenta explicar a característica de alguma coisa (no caso o haicai).

Sua métrica também se mostra simples e peculiar, composto apenas por três versos com métrica 5-7-5. Além disso, não exige rima nem título.

Bem, ainda se exige muito estudo para se ter um conhecimento mais aprofundado sobre o tema, no entanto já comecei a produzir os meus haicais, comece também e descubra o universo de possibilidades a partir dessa bela arte.

Ai vão alguns exemplos de minha autoria:

EX.1
Folhas caem aqui
A tempestade chegou
De repente o sol

EX.2
O Haikai se move
Pois dinâmico que é
Uma arte animada
Welton Fernandes
Enviado por Welton Fernandes em 23/12/2011
Código do texto: T3403158


Comentários

Sobre o autor
Welton Fernandes
Macapá - Amapá - Brasil, 31 anos
39 textos (2381 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/09/20 10:51)
Welton Fernandes