AS FORMAS DO HAIKAI
De maneira geral, haicai é um poema conciso, formado de três versos, no total de 17 sílabas:
O primeiro verso tem 5 sílabas
O segundo verso tem 7 sílabas
O terceiro verso tem 5 sílabas
Não há título.
QUANTO À MÉTRICA
Acreditamos que não se deve exigir rigor na contagem de sílabas, a ponto de sacrificar a expressão poética. Porém, também acreditamos que o número ideal de sílabas deve estar próximo a 17, sendo permitidas variações para cima ou para baixo.
O HAICAI É UM EXERCÍCIO DE CONCISÃO E SOBRIEDADE
Não é porque você gosta de escrever poemas curtos que eles devem se enquadrar obrigatoriamente no esquema do haicai. Se as 17 sílabas do haicai não são suficientes para a sua expressão, não tenha medo de assumir: "eu não escrevo haicai".
COMO CONTAR SÍLABAS
A contagem de sílabas deve obedecer à tradição métrica portuguesa. Isto significa contar apenas até a sílaba tônica da última palavra do verso. Além disso, através do processo de elisão, fundem-se as vogais de sílabas vizinhas, de acordo com a pronúncia.
Exemplo 1
Raios de luar:
Bolhas nas águas do lago
saltam rãs e sapos.
Fanny Dupré
Neste poema verificamos a seguinte metrificação:
RAI-OS-DE-LU-AR:
1 2 3 4 5 •
LUAR é palavra oxítona: a última sílaba é pronunciada mais fortemente e por isso é a tônica. Logo, contam-se cinco sílabas.
BO-LHAS-NAS-Á-GUAS-DO-LA-go
1 2 3 4 5 6 7 •
LAGO é palavra paroxítona: a sílaba LA é a mais forte, e por isso é a tônica. Logo, contam-se sete sílabas.
SAL-TAM-RÃS-E-SA-pos.
1 2 3 4 5 •
SAPOS é palavra paroxítona: a sílaba SA é a mais forte, e por isso é a tônica. Logo, contam-se cinco sílabas.
Exemplo 2
Nesta catedral,
quando arde o sol, toda tarde,
sangra este vitral
Jorge Fonseca Júnior
Eis a metrificação:
NES-TA-CA-TE-DRAL,
1 2 3 4 5 •
CATEDRAL é uma palavra oxítona: a última sílaba é a mais forte. Logo, contam-se cinco sílabas.
QUAN-DOAR-DEO-SOL,-TO-DA-TAR-de,
1 2 3 4 5 6 7 •
TARDE é uma palavra paroxítona: a penúltima sílaba é a mais forte. Logo, contam-se sete sílabas.
•Elisão entre as palavras QUANDO e ARDE: as sílabas DO e AR são pronunciadas juntas, fundindo-se em uma única sílaba.
•Elisão entre as palavras ARDE e O: as sílabas DE e O são pronunciadas juntas, fundindo-se em uma única sílaba.
SAN-GRAES-TE-VI-TRAL
1 2 3 4 5 •
VITRAL é uma palavra oxítona: a última sílaba é a mais forte. Logo, contam-se sete sílabas.
•Elisão entre SANGRA e ESTE. As sílabas GRA e ES pronunciam-se juntas, fundindo-se em uma única sílaba.
Coloca o professor Franchetti que "o poema se deixa ler como haicai: o gosto da amora está no presente do poema, é sentido pelo poeta enquanto poeta. Essa sensação lembra outra, que a intensifica e abre espaço para a evocação (algo sentimental para haicai, é verdade) de um momento de plenitude.”
Mas este haicai no original tem título: Infância.
“Já com o título Infância, o gosto de amora faz parte do passado, é lembrança de um gosto, evocação mental e não sensação imediata. Temos com o título, o caminho inverso: não é a sensação que evoca ou desencadeia a emoção, mas é o sentimento que recria a sensação como símbolo do bem perdido".
A RELAÇÃO DO TÍTULO COM O TEMA NO HAICAI
Embora algumas pessoas utilizem o tema como título do haicai, devemos observar que título e tema exercem funções diferentes no poema.
O título conduz o leitor a um direcionamento da emoção.
Quanto ao tema, é uma referência temporal do assunto sobre o qual versa o haicai. Em outras palavras, o tema é o próprio termo-de-estação que deve funcionar como eixo do poema.
Por exemplo:
Tema: JACARANDÁ
Jacarandá em flor:
Saudade de minha mãe
que gostava de roxo.
H. Masuda Goga
Vejamos agora um poema com título:
SAUDADE
Ah! Triste lembrança:
Saudade de minha mãe
que gostava de roxo.
No primeiro caso, o termo JACARANDÁ é, não só o tema, mas a própria identidade do poema. É este termo, o disparador da emoção - vendo a flor roxa, o autor lembra com saudades de sua mãe que gostava dessa cor.
O assunto do poema é o jacarandá. Percebemos então que no poema não há espaço para outra cor, que não a roxa. É pois, a flor roxa do jacarandá o eixo do poema ou a identidade do haicai.
No segundo caso, a cor roxa pode ser substituída por qualquer outra cor associada a uma lembrança saudosa. E nesse caso, a cor roxa associada ao kigo, perde a função de eixo do poema - passa a ser apenas um "enfeite poético". E perdendo essa identidade, deixa de ser um haicai. Temos então um texto poético recheado de sentimentalismo vazio.
Fonte de Pesquisa: http://www.kakinet.com/caqui/